Com a conquista do segundo lugar no Grand Prix (Grande Prêmio, GP) dos Estados Unidos, em 3 de novembro, o britânico Lewis Hamilton se tornou campeão do mundial de Fórmula 1 de 2019. Com os 381 pontos conquistados, ele não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado, o finlandês Valtteri Bottas, que tem 314 pontos.

Esta é a terceira vez seguida que Hamilton leva o troféu antes de o torneio terminar. O novo título é o sexto do piloto, que só precisa de mais um mundial para igualar o recorde do ex-piloto alemão Michael Schumacher — o britânico também foi campeão em 2008, 2014, 2015, 2017 e 2018.

As duas últimas corridas do campeonato serão no Brasil, em 17 de novembro, e em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), em 1° de dezembro.

 Lewis Hamilton
#pracegover: Lewis Hamilton veste uniforma de corrida branco e segura a bandeira do Reino Unido. Foto: Peter J Fox/Getty Images.

GP do Brasil
A penúltima etapa da F1 deste ano, em 17 de novembro, no Autódromo de Interlagos (cidade de São Paulo), tem público esperado de mais de 150 mil pessoas, segundo a diretora executiva do evento, Claudia Ito. “Para se ter uma noção do tamanho do evento, a quantidade de tubos usados para construir as arquibancadas é suficiente para erguer a Torre Eiffel [em Paris, na França]”, conta.

Milhares de pessoas trabalham na organização. “Preparamos o evento durante mais de um ano, começando com 35 pessoas. Depois a equipe vai crescendo e, quando chega perto da data, temos mais de 10 mil funcionários”, explica Claudia.

GP do Brasil em números
10 mil toneladas de estrutura metálica para montagem de arquibancadas e outros espaços.
8 aviões com toda a carga da F1 (carros, equipamentos etc.).
A energia elétrica consumida nos três dias de evento (de sexta a domingo) abasteceria uma cidade de 50 mil habitantes.
4 mil fardos (com 12 garrafas de água de 310 ml cada um) para as equipes de trabalho.

 

Fontes: Folha de S.Paulo, Globo Esporte e UOL

Esta reportagem foi originalmente publicada na edição 141 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido