O Malizia II. Foto: Reprodução/ Twitter.
O Malizia II, barco que levou Greta da Suécia até os EUA. Foto: Reprodução/ Twitter.
Greta postou essa foto no Twitter com a legenda: "Lar doce lar há 14 dias. Daqui a pouco estarei na minha última noite abordo do Malizia ll. Amanhã chegaremos a Nova York. Foto: Twitter/ Reprodução
Greta postou esta foto no Twitter com a legenda: “Lar doce lar há 14 dias. Daqui a pouco estarei na minha última noite a bordo do Malizia ll. Amanhã chegaremos a Nova York”. Foto: Reprodução/Twitter

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, chegou a Nova York, nos Estados Unidos, no dia 28 de agosto, após passar 15 dias a bordo do veleiro Malizia II. O barco, que não emite dióxido de carbono, gás que, em excesso, polui o meio ambiente, foi o meio de transporte escolhido pela garota para ir a uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas. 

O objetivo era ter chegado a Nova York um dia antes, mas a viagem atrasou, segundo ela, por causa de consequências das mudanças no clima, como chuvas fortes. Mesmo com a demora, a menina terminou o trajeto a tempo da conferência, que será no dia 23 de setembro. 

Algumas horas antes de desembarcar, Greta avisou pelas redes sociais que já estava avistando a cidade de Nova York, o que levou uma multidão de fãs a se reunir no porto para dar as boas-vindas a ela.

Quem é Greta?

Greta se tornou conhecida quando, em agosto de 2018, começou a faltar às aulas às sextas-feiras para protestar contra as mudanças climáticas. O exemplo da garota inspirou milhares de jovens pelo mundo, que também começaram a protestar pelo clima no movimento Fridays for Future (em português, Sextas Pelo Futuro).

Malizia II

O Malizia II. Foto: Reprodução/ Twitter.
O Malizia II, barco que levou Greta da Suécia até os EUA. Foto: Reprodução/Twitter

A embarcação que levou Greta da Suécia até os Estados Unidos foi emprestada pelo filho de uma das princesas de Mônaco após a ativista declarar que se recusava a fazer o trajeto de avião por causa da poluição causada por este meio de transporte. 

O Malizia II possui painéis para captar energia solar e turbinas que geram eletricidade. Ele não possui aquecimento, banheiro (as necessidades são feitas em baldes), cozinha nem geladeira. Por isso, a dieta de Greta e do pai dela, que a acompanhou na viagem, consistiu apenas em alimentos desidratados, que, por não ter tanta água, duram mais. Entretanto, segundo o jornal alemão Taz, a viagem de Greta seria menos poluente se fosse feita de avião, já que seis funcionários voarão da Europa aos EUA para levar o barco de volta (saiba mais sobre a polêmica e a viagem de Greta na edição 136 do Joca).

Fontes: CNN, Correio Braziliense, G1 e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Sophie Rodrigues Costantini

    4 anos atrás

    A amazonia precisa dela

  • Maurits van t Hooft Prado Abreu

    4 anos atrás

    Ela é mesmo uma heroina que é um exemplo para o mundo. ❤️?‍♀️ Porque ela luta pelo MEIO AMBIENTE.

  • Rafael sobrinho areas

    4 anos atrás

    ela e uma pessoa legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido