Em 29 de julho, voluntários de várias partes da Etiópia se mobilizaram para plantar árvores e compensar parte do efeito do desmatamento no país. A ação fez parte da campanha Green Legacy (legado verde, em tradução livre), lançada pelo governo local. Segundo o próprio governo, foram plantadas mais de 350 milhões de árvores em 12 horas. O objetivo é que, a partir da iniciativa, cada cidadão plante 40 mudas para que a Etiópia tenha 4 bilhões de árvores novas até o fim do verão no país.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente as florestas ocupam apenas 4% da Etiópia, enquanto no início dos anos 1900 estavam presentes em 35% do território. Com o feito no fim de julho, o país quebrou o recorde de mais mudas plantadas em um dia. A antiga recordista era a Índia, com cerca de 5  milhões de árvores plantadas em 12 horas em 2016, de acordo com o Guinness World Records (o livro dos recordes).

Como plantar árvores no Brasil?

Como não é permitido cultivar árvores em qualquer espaço em nosso país, uma opção é “adotar” uma praça ou parque (com a ajuda de um responsável maior de 18 anos), ajudando na manutenção e plantio de árvores do local. Esse tipo de ação costuma ser organizado pelas prefeituras.

Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, existe o projeto Adote o Verde e em Salvador (BA), o Verde Perto.

O que eu penso sobre…
“Eu achei interessante a ideia que a Etiópia teve de plantar tantas árvores. Poderiam existir mais iniciativas como essa no mundo, pois a gente desmata e não repõe quase nada. A prefeitura de cada cidade deveria distribuir mudas para a população plantar. Isso ajudaria bastante, mas também depende de todo mundo ter vontade de colaborar”, Daniel S. M., 14 anos

Fontes: BBC, CicloVivo, HuffPost, Prime Minister Office Ethiopia, Revista Galileu e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

Enquete

Na sua opinião, até agora, qual foi o fato mais importante de 2020 (além da pandemia do novo coronavírus)?

Comentários (0)

Compartilhar por email