Em 29 de julho, voluntários de várias partes da Etiópia se mobilizaram para plantar árvores e compensar parte do efeito do desmatamento no país. A ação fez parte da campanha Green Legacy (legado verde, em tradução livre), lançada pelo governo local. Segundo o próprio governo, foram plantadas mais de 350 milhões de árvores em 12 horas. O objetivo é que, a partir da iniciativa, cada cidadão plante 40 mudas para que a Etiópia tenha 4 bilhões de árvores novas até o fim do verão no país.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente as florestas ocupam apenas 4% da Etiópia, enquanto no início dos anos 1900 estavam presentes em 35% do território. Com o feito no fim de julho, o país quebrou o recorde de mais mudas plantadas em um dia. A antiga recordista era a Índia, com cerca de 5  milhões de árvores plantadas em 12 horas em 2016, de acordo com o Guinness World Records (o livro dos recordes).

Como plantar árvores no Brasil?

Como não é permitido cultivar árvores em qualquer espaço em nosso país, uma opção é “adotar” uma praça ou parque (com a ajuda de um responsável maior de 18 anos), ajudando na manutenção e plantio de árvores do local. Esse tipo de ação costuma ser organizado pelas prefeituras.

Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, existe o projeto Adote o Verde e em Salvador (BA), o Verde Perto.

O que eu penso sobre…
“Eu achei interessante a ideia que a Etiópia teve de plantar tantas árvores. Poderiam existir mais iniciativas como essa no mundo, pois a gente desmata e não repõe quase nada. A prefeitura de cada cidade deveria distribuir mudas para a população plantar. Isso ajudaria bastante, mas também depende de todo mundo ter vontade de colaborar”, Daniel S. M., 14 anos

Fontes: BBC, CicloVivo, HuffPost, Prime Minister Office Ethiopia, Revista Galileu e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido