Confira recordes da natureza
MATUSALÉM
Um pinheiro (Pinus longaeva) leva o título de árvore mais antiga do mundo. Matusalém, como é chamada, fica no estado de Nevada, nos Estados Unidos (EUA), e sua idade é estimada em 4.853 anos. Para se ter uma noção de quão antiga é a planta, segundo um estudo da National Geographic, ela já dava frutos antes da construção das pirâmides de Gizé (2686-2160 a.C.), no Egito.
CIPRESTE-DA-PATAGÔNIA
Um cipreste-da-patagônia (Fitzroya cupressoides), localizado no Parque Nacional Alerce Costero, no Chile, é concorrente ao posto de árvore mais antiga: em 2020, cientistas estimaram o tempo de vida do cipreste em 5.484 anos. A idade da planta, porém, ainda está em discussão.
PROMETHEUS
Outro pinheiro, chamado Prometheus, também localizado em Nevada (EUA), viveu mais de 5 mil anos, segundo a Encyclopedia of Life (“Enciclopédia da Vida”, em tradução para o português). Ela foi cortada em 1964, para ser estudada.
HYPERION
A árvore mais alta do mundo fica no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia (EUA), e mede o equivalente a um prédio de 40 andares: 116,07 metros. Da espécie Sequoia sempervirens, a gigante tem o nome de Hyperion, como um titã da mitologia grega, e entre 600 e 800 anos de vida.
“ÁRVORE DA VIDA”
Um exemplar da espécie Prosopis cineraria de mais de 30 metros e situado no Bahrein, no Golfo Pérsico, é considerado a “árvore da vida” pela localização e por uma capacidade peculiar — dá flores mesmo estando no deserto. A árvore atrai cerca de 50 mil observadores anualmente e tem mais de de 400 anos.
“ÁRVORE-FONTE”
Localizada em Dinoša, Montenegro, uma amoreira se transforma em fonte de água todo ano, o que atrai turistas de diversos países. O fenômeno ocorre porque há fontes subterrâneas embaixo da árvore que sobem por cavidades ocas por dentro do tronco e jorram água.
O Brasil abriga o maior cajueiro do planeta, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. A espécie ocupa uma área de aproximadamente 9 mil m2, que recebe turistas em um espaço preparado para as visitas. O título de maior cajueiro do mundo foi dado à árvore pelo Guinness World Records Book (o livro dos recordes), em 1994.
ÁRBOL DEL TULE
A dona do tronco mais largo do mundo, com um diâmetro de 14 metros, é a Árbol del Tule, localizada na cidade de Santa María del Tule, no estado de Oaxaca, México. Ela tem idade aproximada de 2 mil anos e pertence à espécie Taxodium mucronatum, nativa do país.
FONTES: NATIONAL GEOGRAPHIC, CASA E JARDIM, GUINESS WORLD RECORDS BOOK, GLOBO RURAL E FOLHA DE S.PAULO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 225 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.