Começa a corrida eleitoral nos Estados Unidos

Eleições EUA
#pracegover: em rua coberta de neve, placa anuncia prévias das eleições. Foto: Joe Raedle/Getty Images,

As eleições por lá são diferentes do processo brasileiro. Primeiro ocorre uma prévia para escolher qual dos pré-candidatos de cada partido vai concorrer à presidência. Só depois dessa fase (de 3 de fevereiro a 2 de junho) é que acontece a campanha dos candidatos escolhidos. A eleição ocorrerá em 3 de novembro.

Alemanha tem resultados positivos na economia
O Instituto de Pesquisa Econômica da Alemanha divulgou um relatório indicando que a economia do país está indo muito bem. O superávit em conta-corrente da Alemanha foi o maior do mundo em 2019, o que significa que o país ganhou muito mais dinheiro (vendendo produtos para outras nações, por exemplo) do que gastou.

Governo chinês admite falha na resposta ao coronavírus 

Coronavírus
#pracegover: mulher vestindo roupa preta segura cão de pelos brancos. Tanto a mulher quando o pet usam máscara na boca. Foto: Kevin Frayer/Getty Images.

Em 4 de fevereiro, o governo divulgou um relatório admitindo a falha. “Precisamos melhorar nosso sistema nacional de gerenciamento de emergências e nossas habilidades em lidar com tarefas urgentes e perigosas”, afirma o documento. Até o fechamento desta edição, havia mais de 40 mil casos de coronavírus confirmados na China e 320 em outros 24 países. Até agora, 910 pessoas morreram e 3.283 se recuperaram.

Morre presidente do Quênia
Daniel Arap Moi morreu no dia 4 de fevereiro, aos 95 anos, em virtude de problemas respiratórios. Ele governou o Quênia entre 1978 e 2002 e ficou conhecido por perseguir quem discordava dele, prender opositores e corrupção.

Reino Unido deixa a União Europeia

Nota de euro e libra
#pracegover: notas de 20 libras e 20 euros. Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images.

Em 31 de janeiro, os britânicos deixaram de fazer parte da União Europeia (UE). O processo para que isso acontecesse, conhecido como Brexit (abreviação de british exit, que significa saída britânica em inglês), provocará mudanças nas relações entre o Reino Unido (formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e os países da UE. Saiba mais no site do Joca: bit.ly/joca-brexit.

Correspondente internacional
“Acho que o que mais vai mudar vão ser os preços das coisas, tanto para os produtos importados, que vão ficar mais caros, quanto para os produzidos daqui, porque vai ter menos competição no mercado. Acho que agora que saímos as coisas vão melhorar, porque acredito que a União Europeia não vai durar muito. Então, se fizéssemos parte quando ela acabasse seria terrível para nós, do Reino Unido.” Léo M., 16 anos, de Kingston, Inglaterra. Quer saber o que pensa quem é contrário ao Brexit? Confira a edição 141 do Joca.

Evo Morales se candidata ao Senado na Bolívia
No dia 3 de fevereiro, o ex-presidente da Bolívia Evo Morales formalizou sua candidatura ao Senado. Morales renunciou a presidência em 10 de novembro de 2019 (saiba mais na edição 141 do Joca).

Protestos voltam a ficar violentos no Chile
Entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, quatro pessoas morreram durante protestos no Chile. A onda de violência voltou depois de um período mais calmo nas manifestações. Em resposta, o governo está atendendo a algumas das reivindicações feitas pelos manifestantes e reescrevendo a constituição federal (conjunto de normas que o país deve seguir). Saiba mais sobre os protestos na edição 140.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, HuffP ost e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Chile rejeita proposta para nova Constituição - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Fevereiro de 2020: Protestos voltam a ficar violentos no Chile […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido