CANADÁ ENFRENTA INCÊNDIOS FLORESTAIS 
Em razão de uma seca prolongada, o Canadá está vivendo a pior temporada de incêndios florestais para esta época do ano. Desde 6 de maio, há regiões sendo evacuadas para a segurança dos moradores. A província de Alberta, no oeste do país, precisou decretar estado de emergência. Até o fechamento desta edição, dezenas de focos de incêndio ainda estavam ativos.
Fontes: O Globo, Reuters e UOL. 

#pracegover: imagem aérea de um incêndio em meio à floresta. É possível ver uma grande nuvem de fumaça sobre a região. Crédito de imagem: reprodução Twitter

TEMPESTADES ATINGEM REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO 
Na primeira semana de maio, uma série de tempestades causou destruição na parte leste da República Democrática do Congo, país da África. As fortes chuvas causaram o transbordamento dos rios Nyamukubi e Chishova, provocando inundações e afetando prédios da região. Mais de 400 pessoas morreram. O governo local vem recebendo colaboração da Organização das Nações Unidas (ONU) e do projeto Médicos Sem Fronteiras para ajudar os atingidos. 
Fontes: BBC, R7, Reuters e Voa News. 

GOVERNO FRANCÊS VAI INCENTIVAR CICLISMO NO PAÍS 
Em 5 de maio, o governo da França anunciou que investirá 2 bilhões de euros (cerca de 10,9 bilhões de reais) até 2027 para incentivar a prática do ciclismo. A ideia é diminuir o número de carros nas ruas, promovendo uma opção mais saudável e sustentável de transporte. Os franceses receberão um auxílio em dinheiro dado pelo governo para comprar uma bicicleta. Além disso, crianças terão aulas gratuitas para aprender a pedalar e ciclofaixas serão espalhadas pelas vias principais.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1. 

EM ROMA, ATIVISTAS CLIMÁTICOS PINTAM FONTE HISTÓRICA DE PRETO 
No dia 6 de maio, ativistas tingiram de preto as águas da Fontana dei Quattro Fiumi, fonte turística projetada em 1651, em Roma, Itália. O protesto do grupo chamado Última Geração (em tradução livre do italiano) foi para alertar sobre os efeitos das mudanças climáticas e as consequências do uso de combustíveis fósseis, como petróleo (que produz a gasolina) e carvão mineral (usado para energia elétrica), gerando poluição. Algumas pessoas foram presas e multadas.
Fontes: CNN, Ultima-Generazione e UOL. 

IMIGRANTES NO CHILE RETORNAM À VENEZUELA 
Um avião com 115 imigrantes venezuelanos partiu do Chile, em 7 de maio, com o objetivo de levá-los de volta à Venezuela. O grupo estava há duas semanas acampado entre Chile e Peru depois de ser impedido pelo governo peruano de passar pela fronteira para seguir até a Venezuela. Muitos venezuelanos que atualmente moram no Chile estão retornando ao país de origem depois de o governo local endurecer leis relacionadas a imigrantes.
Fontes: governo do Chile, Reuters e UOL. 

#pracegover: avião de cor branca e logo da empresa em azul está parado na pista. Há uma grande fila de pessoas embarcando. Crédito de imagem: reprodução

PARAGUAI ELEGE NOVO PRESIDENTE 
No dia 30 de abril, o economista Santiago Peña, do Partido Colorado, ganhou a eleição para presidente do Paraguai, com 42,7% dos votos. Apoiadores do candidato Paraguayo Cubas (Partido Cruzada Nacional) não aceitaram a derrota e alegaram que as eleições haviam sido fraudadas. Isso levou manifestantes a entrar em conflito com a polícia no dia da divulgação do resultado. Pela acusação de fraude na votação e incentivar os protestos, Paraguayo Cubas foi preso na noite de 5 de maio.
Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil e O Globo. 

#pracegover: Santiago Peña, novo presidente do Paraguai, veste blazer preto, camisa branca e sorri para foto. Crédito de imagem: Wikipedia

EM CONSEQUÊNCIA DE CONFLITOS, 800 MIL PESSOAS DEVEM DEIXAR O SUDÃO 
O ACNUR (Agência das Nações Unidas para Refugiados) estimou, em 1o de maio, que os atuais conflitos no Sudão podem fazer com que 800 mil pessoas deixem o país, provocando uma crise de refugiados. Chade e Egito, que fazem fronteira com a nação africana, estão entre as principais rotas
de fuga. Duas forças militares estão em confronto no Sudão pelo controle do país desde 15 de abril. Sabia mais na edição 204.
Fontes: Acnur, Agência Brasil e France 24. 

SÍRIA VOLTA A FAZER PARTE DA LIGA ÁRABE 
Em 7 de maio, a Liga Árabe, uma união de países do Oriente Médio, decidiu reinserir a Síria na aliança após suspensão de quase 12 anos, gerada pela violência vivida no país, em guerra. O objetivo do bloco é promover apoio econômico, social, militar e cultural entre os integrantes dessa região do planeta.
Fontes: Al Jazeera, G1, Iraqi News Agency, Liga dos Estados Árabes e The Guardian. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido