População do Chile vota por nova constituição
Um plebiscito (consulta popular) foi realizado, em 25 de outubro, no Chile para que a população votasse pela criação ou não de uma nova constituição (conjunto de leis de um país). O resultado mostrou que 78% dos eleitores querem a mudança, enquanto 22% são contrários. Centenas de pessoas comemoraram o resultado em Santiago, capital chilena. A atual constituição é muito criticada por ter nascido na época em que o país vivia uma ditadura (tipo de governo em que, por exemplo, a população não vota para os cargos políticos). A nova constituição será definida em 2021. Saiba mais no site do Joca: jornaljoca.com.br
Fontes: Folha de S.Paulo, G1 e UOL.

#pracegover: população, usando máscaras, caminha por rua do Chile. Foto: Claudio Santana/Getty Images

Países europeus adotam toque de recolher e lockdown
Para conter a segunda onda de covid-19, nações europeias estão adotando novos fechamentos totais de estabelecimentos, o chamado lockdown, além de medidas de toque de recolher. Na França, por exemplo, está proibido circular nas ruas das 21h às 6h. O mesmo acontece na Espanha, entre 23h e 6h. O País de Gales iniciou lockdown em 23 de outubro. O número de casos no continente voltou a crescer com o relaxamento de algumas regras de distanciamento social.
Fontes: R7 e UOL.

Nos EUA, 59 milhões já votaram para presidente
A eleição presidencial dos Estados Unidos será em 3 de novembro, mas cerca de 59,4 milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente (até o fechamento desta edição do Joca). Segundo pesquisa da Universidade da Flórida, 40 milhões de votos foram enviados pelo correio (o que é permitido no país) e 19,4 milhões ocorreram presencialmente. O voto não é obrigatório nos EUA.
Fontes: G1 e The New York Times.

Luis Arce é eleito presidente da Bolívia
Os bolivianos foram às urnas para escolher o novo presidente em 18 de outubro. Luis Arce, ex-ministro da economia, obteve cerca de 55% dos votos e venceu já no primeiro turno. Arce pertence ao partido de Evo Morales, ex-presidente boliviano que renunciou em novembro de 2019 (saiba mais na edição 141 do Joca).
Fontes: El País e O Globo.

Acordo de paz é assinado na Líbia
No dia 23 de outubro, as facções em conflito na Líbia assinaram um acordo de cessar-fogo. Ou seja, os dois grupos concordaram em não atacar um ao outro e manter a paz. Desde 2014, o país está dividido entre o Governo do Acordo Nacional e o Exército Nacional Líbio. A trégua começou imediatamente, e todos os combatentes estrangeiros devem deixar o país em até três meses.
Fontes: Folha de S.Paulo e O Globo.

Espanha proíbe salário diferente para homem e mulher em mesmo cargo
O governo espanhol aprovou, em 13 de outubro, um decreto que proíbe pagamento de salários diferentes para homens e mulheres que ocupem a mesma função em uma empresa. Segundo a União Europeia, atualmente, na Espanha, homens ganham 19% a mais do que mulheres que estão num mesmo cargo. As companhias terão até seis meses para gualar os salários. Quem não cumprir o decreto pagará multa de até 187 mil euros (cerca de 1,2 milhão de reais).
Fontes: El País, Expansion e G1.

Jacinda Ardern é reeleita primeira-ministra na Nova Zelândia
As eleições ocorreram em 17 de outubro. Por lá, a população vota no partido que melhor a representa. Quando 95% dos votos estavam apurados, o Partido Trabalhista, de Ardern, já tinha 49%, enquanto o principal rival, o Partido Nacional, tinha 27%. A vitória está sendo atribuída, principalmente, à forma como Ardern lidou com a pandemia. A Nova Zelândia virou referência mundial no combate à covid-19 — saiba mais na edição 154.
Fontes: CNN, Folha de S.Paulo e NZ Deccan Herald.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido