Bandeira do Chile. Foto: Gilberto Perez/Wikimedia Commons

Os chilenos aprovaram, em 25 de outubro, a decisão de fazer uma nova constituição (conjunto de leis de um país) a partir de um plebiscito, que é quando os cidadãos votam para decidir algo importante. Cerca de 78% dos votantes foram a favor e apenas 22% não apoiaram a medida.

A constituição que estava em vigor no país havia sido feita durante o governo do ditador Augusto Pinochet. Desde 2019, aconteceram protestos no país com os manifestantes criticando o documento, alegando que ele provoca desigualdades e não garante acesso fácil a serviços públicos como escolas e hospitais.

A decisão de convocar o plebiscito foi anunciada pelo governo chileno em 10 de novembro de 2019. Na época, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o novo documento deveria incluir como responsabilidade do Estado serviços como a educação. 

No plebiscito, os chilenos também decidiram que a Assembleia Constituinte (grupo de pessoas responsáveis por escrever a constituição) será nova, ou seja, haverá eleições para definir quem vai entrar nesse projeto. A outra opção, que recebeu apenas 21% de votos, era de que ela fosse elaborada pelos políticos já eleitos.

As eleições para a nova assembleia estão previstas para abril de 2021. O grupo eleito, de acordo com a proposta, será composto por um número igual de homens e mulheres.

Fontes: Correio Braziliense, Folha de S.Paulo e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Chile rejeita proposta para nova Constituição - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Outubro de 2020: Chile aprova [decisão de fazer] nova Constituição. Entenda o que isso significa […]

  • Rafaela Calixto Melo

    3 anos atrás

    Jornal do joca eu quero fazer partir de uma reportagem

  • Felipe Sali

    3 anos atrás

    Que legal, Rafaela. Quais assuntos te interessam? Por favor, envie um e-mail para joca@magiadeler.com.br e vamos acertar todos os detalhes. Até mais! :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido