Fotografia oficial da reunião do G7. Crédito de imagem: Ricardo Stuckert/PR/divulgação

Lideranças do G7 se reúnem na Itália

Entre 13 e 15 de junho, foram realizadas na região de Puglia, na Itália, as reuniões da Cúpula do G7 —encontro anual com líderes das principais economias do planeta (de acordo com o Fundo Monetário Internacional: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos). Em declaração conjunta, as autoridades pediram, entre outras ações, o fim das guerras em andamento e o estabelecimento de políticas que promovam a transição energética — ou seja, que os países deixem de usar combustíveis fósseis, como petróleo, e busquem fontes de energia renovável, como eólica e solar.

Fontes: G7 Itália 2024, Agência Brasil, G1 e Poder360.

Cavalos selvagens voltam ao Cazaquistão depois de 200 anos


Em uma operação conduzida pelos zoológicos de Praga (República Tcheca) e Berlim (Alemanha), no início de junho, cavalos selvagens da subespécie Equus ferus przewalskii foram soltos em uma reserva natural no Cazaquistão, depois de quase 200 anos desde que haviam sido vistos soltos pela última vez no país. Os equinos przewalskii são a última espécie de cavalos selvagens do mundo, declarada em extinção em 1969. Nos últimos anos, ela já foi reintroduzida na Mongólia e na China.

Cavalos selvagens foram soltos em planície no Cazaquistão. Crédito de imagem: Prague Zoo/reprodução

Fontes: Zoológico de Praga, Agência Brasil e The Guardian.

Foto real vence premiação para imagens de IA e é desclassificada

Em 13 de junho, o fotógrafo Miles Astray foi desclassificado da categoria de imagens geradas por inteligência artificial (IA) da premiação 1839 Awards. O artista revelou que sua foto Flamingone — que conquistou o primeiro lugar pelo voto popular e terceiro pelo júri oficial — não foi produzida por IA, e sim capturada por Miles em Aruba. “Eu a inscrevi (…) para provar que o conteúdo feito pelo homem não perdeu a relevância, que a mãe natureza e seus intérpretes humanos podem vencer a máquina e que a criatividade e a emoção são mais do que uma sequência de dígitos”, diz Miles.

Fontes: Miles Astray, PetaPixel e Folha de S.Paulo.

Kate Middleton faz primeira aparição após diagnóstico de câncer

Em 15 de junho, Kate Middleton, a princesa de Gales, do Reino Unido, fez a primeira aparição pública após o anúncio de que está tratando um câncer, descoberto em janeiro deste ano. Kate surgiu ao lado de outros membros da família real britânica na varanda do Palácio de Buckingham, em Londres, durante a celebração do aniversário do rei Charles II (ele nasceu em novembro, mas a comemoração oficial é em junho). Também estavam presentes o marido da princesa, William, príncipe de Gales, e os filhos do casal, George, Charlotte e Louis. Kate sorriu e acenou para a multidão em frente ao palácio.

Kate Middleton em 15 de junho, durante o Trooping the Colour, desfile cerimonial que celebra o aniversário oficial do monarca britânico. Crédito de imagem: Neil Mockford/GC Images/reprodução

Fontes: Prince and Princess of Wales Instagram, CNN e BBC.

El Niño termina 

De acordo com um novo boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 12 de junho, o El Niño — fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico, provocando maior ocorrência de eventos climáticos — termina no mês de junho, após um ano desde o início. Segundo o documento, há 69% de chance do fenômeno La Niña (resfriamento anormal das águas do Pacífico) se formar a partir de julho.

Fontes: Inmet e Agência Brasil.

Espanha fecha praias por presença de tubarões

No fim de semana de 15 de junho, a praia de Melenara, na ilha de Gran Canaria, na Espanha, teve de ser fechada em razão do avistamento de um tubarão por banhistas. Vídeos divulgados na internet mostram pessoas saindo rapidamente do mar após o animal ser visto. Depois, outra praia da costa de Melenara foi evacuada quando um drone da polícia avistou um tubarão-martelo de mais de 2 metros de comprimento. Até o fechamento da edição 226 do Joca, os locais seguiam interditados, assim como duas praias vizinhas, Salinetas e San Agustín.

Fontes: O Globo, X e UOL.

Cão mais alto do mundo tem quase um metro

No dia 13 de junho, o Guinness World Records Book, livro oficial dos recordes, anunciou que o detentor do posto de cachorro mais alto do mundo é um dogue alemão de 0,97 metro de altura. Kevin, que tem 3 anos, mora com os tutores em West Des Moines, Iowa (Estados Unidos) e apresenta comportamento dócil e brincalhão, segundo eles. O cachorro vive em um local repleto de outros animais, como gatos, galinhas e cavalos. Kevin sucede o posto de Zeus, outro dogue alemão, de 1,04 metro, que morreu em 2023.

Fontes: The Guardian e Guinness World Records.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido