Situação de um shopping em Acapulco após passagem do furacão. Crédito de imagem: Oscar Guerrero Ramirez/Getty Images

Segundo informações divulgadas pelo governo do México no dia 26 de outubro, a passagem do furacão Otis no país deixou cerca de 27 mortos e quatro desaparecidos. Os ventos do fenômeno atingiram a velocidade de 270 quilômetros por hora (km/h) no dia 24, atingindo Acapulco, em Guerrero, na madrugada de 25 de outubro. A cidade turística ficou completamente incomunicável, com mais de 300 mil pessoas sem eletricidade. 

A passagem do furacão também provocou inundações e deslizamentos, além de levar telhados de residências e prédios. Evelyn Salgado, governadora do estado de Guerrero, publicou na rede social X (antigo Twitter) que as autoridades estão trabalhando para o retorno do sistema de energia e abastecimento de água potável. As aulas escolares na cidade também foram suspensas e os aeroportos e rodovias, fechados. 

Militares trabalham em limpeza de rodovia após passagem do furacão. Crédito de imagem: Oscar Guerrero Ramirez/Getty Images

O Ministério da Defesa do México informou que cerca de 8,4 mil membros do Exército, da Força Aérea e da Guarda Nacional foram enviados para as operações de limpeza e ajuda após o desastre. Por ser uma cidade turística, Acapulco abrigava grande quantidade de turistas durante a passagem do furacão. Segundo dados do governo do estado de Guerrero, cerca de 80% dos hotéis foram afetados. As autoridades enviaram veículos para retirar os turistas da cidade. 

O Otis 

O furacão Otis chegou a atingir a categoria 5 da escala Saffir-Simpson, que categoriza a intensidade de furacões a partir da velocidade do vento atingida. O nível 5 engloba ventos mais fortes do que 252 km/h. Em sua formação, o fenômeno Otis surgiu como uma tempestade tropical e se transformou em furacão de categoria 5 em menos de 12 horas, regredindo para o nível 1 ao chegar no solo. 

Os furacões surgem pela formação de ondas tropicais, criadas em áreas de baixa pressão atmosférica. Com a ajuda de ventos, as ondas começam a se transformar, ainda no oceano, em um furacão, caso encontre outras fontes de energia, como clima quente e úmido. Para que um furacão seja formado, é preciso que a temperatura do oceano esteja acima dos 27ºC.

Fontes: G1, BBC, Agência Brasil, National Geographic, BBC, governo do México, publicação de X.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido