Um total de 39 municípios de São Paulo foram afetados por chuvas que caíram no estado a partir de 28 de janeiro. As tempestades provocaram deslizamentos de terra e fizeram com que ruas ficassem alagadas, árvores caíssem e casas fossem invadidas pela água, danificando móveis, eletrodomésticos e a estrutura das residências. Uma das principais cidades afetadas foi Franco da Rocha.

fortes chuvas são paulo 181
Imagem aérea de Franco da Rocha, cidade do estado de São Paulo, mostra os efeitos da enchente em 31 de janeiro / #pracegover: foto aérea do alagamento nas ruas de Franco da Rocha. ´´É possível ver a água, em tom marrom, e diversas construções. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO GLOBONEWS

Até o fechamento desta edição, em todo o estado, 34 pessoas tinham morrido, 14 tinham ficado feridas e cerca de 5.700 famílias estavam desabrigadas (saíram de casa por questões de segurança) ou desalojadas (tiveram as casas destruídas), segundo a Defesa Civil (órgão que tem como objetivo reduzir os riscos e impactos de desastres).

Uma semana após os eventos, os bombeiros continuavam recebendo pedidos para ajudar locais afetados. Tempestades também causaram estragos em outros estados do país, como Bahia e Minas Gerais – saiba mais sobre essas regiões.

Minas gerais
Entre dezembro e janeiro, um total de 380 cidades decretaram situação de emergência e diversos municípios registraram enchentes e deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil mineira, 25 pessoas morreram e 55.248 indivíduos precisaram deixar a residência em que moravam, em consequência dos danos causados pelas tempestades.

Bahia
Entre dezembro e janeiro, fortes chuvas no estado provocaram enchentes e deslizamentos de terra. Segundo o governo local, a Bahia teve o maior acumulado de chuvas para o mês de dezembro em 32 anos. De acordo com a Defesa Civil baiana, os impactos deixaram 26 mortos, 520 feridos e dois desaparecidos. Ao mesmo tempo, cerca de 88 mil pessoas tiveram que sair de casa, em que móveis, eletrodomésticos e estruturas foram danificados.

Ao todo, 175 municípios baianos foram afetados pelos temporais e entraram em situação de emergência. Um dos mais atingidos, Itamaraju, registrou 769,8 milímetros de água em dezembro (cinco vezes mais chuvas do que a média esperada para o mês) e se tornou o município brasileiro onde mais choveu no último mês de 2021.

Como evitar enchentes das cidades?
Especialistas apontam diversas ações que ajudam a diminuir o problema. Uma delas são os “jardins de chuva”, prática muito usada em países como Estados Unidos e Austrália. “É um jardim que absorve a água da chuva. Como fica um pouco mais baixo do que o entorno, a água naturalmente tende a escoar em direção a ele. Se instalar em um grande número de jardins de chuva por toda a cidade, eles podem ajudar a diminuir as enchentes”, explica o engenheiro civil Guilherme Castagna, da Fluxus, empresa de design ecológico. “Eles podem ser colocados em quintais, calçadas, parques… Na cidade de São Paulo, por exemplo, temos visto um movimento para instalar esses jardins”, conta.

No portal do Joca, conheça outros benefícios dos jardins de chuva para as cidades e saiba como instalá-los em casa.

Por que está chovendo tanto nos últimos meses?
Amanda Rehbein, coordenadora do Grupo de Estudos Climáticos da Universidade de São Paulo (USP), explica que as fortes chuvas em determinadas regiões do país se devem à união de diversos fatores.

“Os temporais estão relacionados a um fenômeno natural chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ele consiste em um corredor de umidade que se estende desde o oeste da Amazônia, passando pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil até o Oceano Atlântico. Dentro dessas zonas ocorrem diversos temporais. A duração é de, em média, quatro dias, mas vários fenômenos desse tipo podem se formar ao longo do verão. O que observamos nos últimos meses foram ZCAS com durações e intensidades maiores”, explica. “Ao mesmo tempo, está acontecendo outro fenômeno natural, a La Niña [diminuição acima do padrão na temperatura das águas do Oceano Pacífico]. Ela tem feito com que as ZCAS fiquem por mais tempo sobre as regiões do país onde houve muita chuva.”

Segundo Amanda, as mudanças climáticas também contribuem para o aumento da intensidade das chuvas. “O aquecimento global [aumento da temperatura média do planeta] tem um papel importante na ocorrência e duração de fenômenos extremos. Um ambiente mais quente favorece a formação de nuvens mais carregadas.”

Solidariedade
Diversas Instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs) de todo o país estão arrecadando itens como cestas básicas, roupas e produtos de higiene para doar às pessoas que tiveram a casa atingida pela chuva. No portal do Joca, veja como ajudar essas entidades: jornaljoca.com.br

Fontes: CNN, G1 e governos de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 181 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido