Dias antes, o lançamento da Starship também havia sido adiado por apresentar problemas técnicos. Crédito de imagem: Space X/divulgação

No dia 20 de abril, o foguete Starship, da empresa SpaceX, foi lançado de uma base no Texas, Estados Unidos. No entanto, antes de alcançar a órbita da Terra, a nave passou dificuldades técnicas e explodiu. Nenhum passageiro estava a bordo. O motivo que causou a explosão ainda não foi divulgado. 

Elon Musk, dono da SpaceX, fez uma publicação em uma rede social em que se mostrou estar satisfeito pelo Starship finalmente ter saído do solo. A própria empresa se pronunciou, alegando que, como se trata de um teste, o principal objetivo é observar erros e continuar desenvolvendo melhorias na estrutura da nave. 

Veja também: Espaçonave que irá orbitar as luas de Júpiter é lançada.

A criação da empresa de Elon Musk não foi a primeira a apresentar problemas ao decolar. Vários outros foguetes sem tripulação também explodiram ao sair do solo ou quando aterrissaram. Confira alguns casos: 

Firefly – EUA

Em 2021, um foguete de 30 metros de altura da empresa norte-americana Firefly explodiu poucos minutos após o lançamento, na base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos. A missão era a primeira tentativa da Firefly de lançar um foguete que alcançasse a órbita terrestre. A nave começou a rodar no ar antes de explodir.

Explosão do foguete da Firefly, nos Estados Unidos

New Shepard – EUA

O New Shepard, criado pela Blue Origin, empresa de Jeff Bezos (dono da Amazon), é um sucesso. O foguete já foi responsável por levar civis ao espaço. No entanto, em 2022, uma missão não tripulada que transportaria experimentos científicos até a órbita terrestre acabou não dando certo. O foguete foi lançado no Texas, Estados Unidos. Antes de alcançar 9 mil metros de altitude, o New Shepard pegou fogo e caiu. 

Vídeo da explosão do New Shepard, nos Estados Unidos

H3 – Japão 

Em 2023, foram duas tentativas de lançar o foguete japonês H3, desenvolvido pela agência espacial japonesa (Jaxa). Na primeira decolagem, o foguete não conseguiu sair do solo por apresentar problemas técnicos. Já no segundo lançamento, em Kagoshima, o H3 começou a perder velocidade logo após decolar, em razão de problemas nos motores. Então, foi destruído no ar após ordem da agência espacial nipônica. As duas tentativas malsucedidas representaram um fracasso para a Jaxa.

Vídeo da explosão do H3, no Japão

SN9 (Protótipo da Starship) – EUA 

Antes da Starship, houve protótipos (modelos iniciais, não considerados prontos) da famosa nave. Um deles, o SN9, explodiu, em 2021, ao aterrissar em solo terrestre após um voo de teste que atingiu a altitude de 10 km. Embora o SN9 tenha conseguido decolar e realizar manobras, o foguete acabou aterrissando em um ângulo diferente do esperado. Com isso, acabou explodindo na base de lançamento em Boca Chica, no Texas, Estados Unidos. 

Vídeo da explosão de um dos protótipos da Starship, o SN9, nos Estados Unidos

Epsilon – Japão 

Em 2022, antes das tentativas de lançamento do H3, outro foguete da Jaxa não conseguiu completar a missão. O Epsilon decolou em Kagoshima, mas, dez minutos após sair do solo, começou a apresentar problemas que fariam com que o foguete acabasse alterando seu curso e caindo na Terra. Com isso, a Jaxa enviou comandos de autodestruição ao Epsilon. A falha não foi identificada. 

Vídeo da explosão do foguete Epsilon, no Japão

Glossário:

Órbita: é a trajetória de um astro em torno de outro, ou seja, girando em volta dele. A Lua está em órbita da Terra, e a Terra está em órbita do Sol. 

Fontes: G1, G1, Tilt UOL, CNN, R7, Extra, Exame e Canaltech.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • DUMONT 6

    11 meses atrás

    Olá jornal joca Fiquei surpreso com essa notícia isso é interessante sempre ver um foguete ir pro espaço. E.E. Henrique Dumont Villares Cauã L. 10 anos 5°anoB

  • Armando Shibata

    11 meses atrás

    Imagina se tive-se pessoa lá!

  • Samara Amaral de Oliveira

    1 ano atrás

    meu Deus do céu

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido