O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi preso na quarta-feira, dia 19. Ele foi acusado de ter recebido 5 milhões de dólares em propina (dinheiro pago ilegalmente) e depositado esse valor em contas bancárias secretas na Suíça.

Resultado de imagem para Compagnie Béninoise des Hydrocarbures

Segundo a policia, Cunha recebeu esse dinheiro para fazer com que a Petrobras, a maior empresa brasileira de petróleo, assinasse um contrato com a Compagnie Béninoise des Hydrocarbures, empresa com sede em Benin, um país na África.

Resultado de imagem para benin

O deputado, que foi preso em Brasília (DF), foi levado para Curitiba (PR), onde ficará preso por tempo indeterminado. Os advogados que defendem Cunha ainda não se manifestaram.

Ex-deputado Eduardo Cunha entra no avião da Policia para seguir para Curitiba. (Foto Lula Marques/Agência PT)

A prisão dele foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF) e aprovada pelo juiz Sérgio Moro, que julga os acusados da Operação-Jato, esquema em que políticos e empresários realizavam ações que não são permitidas pela lei.

Além de Cunha, sua esposa, Cláudia, também é acusada. As investigações apontam que ela gastou 1 milhão de dólares recebidos ilegalmente por Cunha para comprar bolsas, sapatos e roupas em lojas de países como a França e a Itália.

Cunha ficou no cargo de presidente da Câmara dos Deputados até setembro, mas cassado, será obrigado a ficar longe da política até 2027.

O que é a Operação Lava-Jato?

É um esquema criado por políticos para ganhar dinheiro de maneira ilegal. Eles cobravam mais do que o necessário para que uma determinada empresa prestasse algum serviço para a Petrobras. Se a obra custava 10 reais, eles cobravam 20, por exemplo. Esses 10 reais que sobravam iam para políticos e funcionários públicos.

São Paulo - O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, participa do V Forum Nacional Criminal dos Juízes Federais (Fonacrim) que discute “Corrupção e lavagem de dinheiro”, no Hotel Renaissance, região central (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Quem é Sérgio Moro?

É um juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba. Responsável pela Operação Lava-Jato, ele já mandou prender políticos e empresários, ganhando a admiração de muitas pessoas. Por outro lado, muitos o criticam por não ser imparcial, isto é, por perseguir mais alguns partidos do que outros.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido