De acordo com uma pesquisa publicada na revista médica Jama Pediatrics, em 28 de agosto, crianças infectadas pelo novo coronavírus podem transmiti-lo por semanas, mesmo que estejam assintomáticas (ou seja, sem sintomas). O estudo foi feito com 91 crianças, em 22 hospitais da Coreia do Sul, que testaram positivo para a doença

Entre as que testaram positivo e apresentaram infecções respiratórias leves, a média de tempo que carregaram o vírus foi de 20 dias, enquanto as que tiveram infecções mais graves registraram média de 19 dias. Já entre crianças sem sintomas, o tempo médio ficou em 14 dias. De acordo com a pesquisa, esse período em que as crianças assintomáticas carregam o vírus é alarmante e ressalta a importância de seguir as regras de distanciamento social, mesmo para quem não se sente mal com a doença.

#pracegover: duas meninas, uma de camiseta branca e calça preta e outra de camiseta branca e calça vermelha, conversam sentadas no chão. As duas estão de máscara. Foto: Getty Images

Uso correto da máscara (para todas as idades)

  • Antes de colocar a máscara, lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
  • Garanta que a máscara esteja cobrindo nariz, boca e queixo (e que não fique dentro da boca);
  • Se precisar mexer na máscara, toque apenas na região dos elásticos;
  • Nunca divida sua máscara com outras pessoas.

OMS e Unicef explicam uso de máscara por jovens
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), lançou, em 21 de agosto, um documento respondendo as principais dúvidas sobre como crianças e adolescentes devem usar máscaras. Confira algumas das recomendações da OMS e do Unicef e lembre: o documento também ressalta que é necessário consultar as orientações das autoridades locais sobre o uso de máscaras.

  • Menores de 6 anos: não devem ser obrigados a usar máscaras, pois nem sempre conseguem utilizá-las corretamente sem ajuda. Entretanto, nos casos em que o uso é necessário (como quando a criança estiver perto de alguém doente), é preciso que um adulto verifique se o objeto está sendo utilizado de modo seguro.
  • Entre 6 e 11 anos: vários fatores devem ser observados, como a presença de um responsável para checar a colocação e retirada correta da máscara.
  • 12 anos ou mais: devem usar máscaras nas mesmas condições que os adultos.

Fontes: G1, Jama Pediatrics, Medical Xpress e Organização Mundial da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 156 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Estudo indica tempo de transmissão do novo coronavírus a partir de crianças infectadas […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido