Baleia rodeada de sacolas plásticas no oceano. Foto: Reinhard Dirscherl/ullstein bild via Getty Images
Mulher recolhe garrafas e outros resíduos de plástico em rio da Índia. Foto: David Talukdar/NurPhoto via Getty Images

Em janeiro de 2019, a revista Nature publicou uma análise com 50 animais marinhos que morreram na costa da Grã-Bretanha. O estudo revelou que todos tinham ingerido microplásticos – pedaços de plástico com menos de 5 milímetros de comprimento (menores do que uma formiga), que podem ter vindo de embalagens de alimentos, garrafas, redes de pesca, escovas de dentes e até roupas.

De acordo com um relatório de 2018, os microplásticos estão cada vez mais presentes na alimentação marinha por meio do processo da cadeia alimentar. Isso quer dizer que, mesmo que um animal não tenha engolido essa substância, ele pode tê-la no organismo caso se alimente de outro que a tenha ingerido.

Os microplásticos

Detectados pelos cientistas em 1970, os microplásticos causam preocupação desde então. É que, além de poluir os oceanos, eles são confundidos com alimentos pelos animais. Como são tóxicos para eles, podem causar infecções ou até mesmo asfixia (dificuldade para respirar).


Pássaros que caçam no oceano também podem confundir pedaços de plástico com comida. Foto: Education Images/UIG via Getty Images

Por que os animais comem plástico?

De acordo com pesquisadores, além de o plástico se parecer com comida, ele tem cheiro de comida. Isso porque no mar o material fica coberto de micróbios que trazem odor de peixe – a maior fonte de alimento dos mamíferos marinhos. Essa confusão também é um problema para aves marinhas, que encontram a comida pelo cheiro quando estão caçando.

Fontes: BBC, Mundo EducaçãoGalileu, Nature e The Ocean Cleanup.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Gabriela Pereira Alencar

    2 anos atrás

    cada um de nós pode fazer a diferença na luta contra o plástico com ações simples, como botar lixo no lixo, recolher o que acharmos por aí, e falar isso para pessoas que conhecemos.

  • Colégio Objetivo de Pindamonhangaba

    4 anos atrás

    Eu achei muito interessante essa notícia do organismo dos animais. E essa matéria me ajudou muito no trabalho da escola. Eu também fiquei com muita dó dos animais que morreram. Nós humanos não deveriamos fazer isso com os animais porque eles não fazem com a gente. ( Manuela de Paula Fernandes 4º ano manhã).

  • Colégio Objetivo de Pindamonhangaba

    4 anos atrás

    Ajudou no meu trabalho! Gostaria de ajudar para acabar com os plásticos. (Pedro - 4º ano)

  • luana Beatriz de Medeiros

    4 anos atrás

    nos ajudamos colaborando. Não jogar lixo no chão e principalmente na praia por conta de animais que passam por la e tam bem não jogar lixo no mar por conta dos animais marinhos

  • alunosbeityaacov

    5 anos atrás

    Muito triste gostaria de ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • alunosbeityaacov

    5 anos atrás

    triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido