A segunda edição do Troféu Jovem Leitor, concurso do Joca que premia crianças e adolescentes pela produção de textos jornalísticos, está com as inscrições abertas. Desta vez, a ação convida menores de 18 anos alfabetizados a realizar uma entrevista que tenha como tema central os 10 anos do jornal Joca, comemorados em 2021.

Você pode participar entrevistando qualquer pessoa que tenha feito parte da história do Joca, como leitores, professores e profissionais que trabalham no jornal — acesse o site do Troféu para conhecer os integrantes do nosso time e encontrar o e-mail de contato de cada um.

Os três primeiros colocados terão suas entrevistas publicadas e ganharão prêmios — para o primeiro lugar, um Kindle Paperwhite, além de mochila, troféu e assinatura combo do Joca. Escolas com alunos vencedores também receberão prêmios.

Para conferir todas as regras e baixar a ficha de inscrição, acesse o site da premiação: conteudo.jornaljoca.com.br/2-trofeu-jovem-leitor. As inscrições vão até 30 de setembro de 2021.

#pracegover: menino sentado em sala de aula com um lápis na mão e escrevendo em um caderno. Footo: GettyImages

Dicas para fazer uma entrevista

  • O primeiro passo é definir o tema da conversa. Depois disso, elabore cerca de dez perguntas que fará ao entrevistado. Não se esqueça de pedir as informações básicas sobre ele, como nome completo, idade, onde mora e qual a relação dele com o Joca.
  • Use um gravador (pode ser do celular) durante a conversa. Assim, você não vai se esquecer de nada na hora de redigir a entrevista.
  • Utilize papel e caneta para anotar dúvidas que surgirem durante o papo e fazer novas perguntas assim que o entrevistado terminar a fala. Você também pode pedir fotos para ilustrar o texto. Seja curioso, mantenha a calma e se divirta!

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 175 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido