Região da avenida Paulista, em São Paulo, vazia para conter o novo coronavírus. Foto: stocklapse/Getty Images

Em 3 de março, o governador de São Paulo, João Doria, decretou que o estado inteiro voltará para a fase vermelha da pandemia do novo coronavírus por pelo menos duas semanas. A medida passará a valer a partir do dia 6 do mesmo mês. O anúncio foi feito um dia após o estado registrar 468 mortes causadas pela covid-19, o pior número desde o início da pandemia. 

De acordo com o comunicado do governador, São Paulo está recebendo um paciente para ser internado a cada dois minutos, o que pode gerar um colapso no sistema de saúde – quando há mais pessoas precisando de atendimento do que capacidade para atendê-las. 

Já a cidade de Araraquara, no interior do estado, está indo pelo caminho oposto. Após cerca de dez dias em lockdown (confinamento em inglês), em que nem mercados ficaram abertos, o município está retomando o funcionamento de alguns serviços essenciais, como transporte público e padarias, das 6h às 21h.

O que funciona na fase vermelha?

Apenas serviços considerados essenciais estão liberados. Supermercados, lojas de conveniência, postos de combustíveis, lojas de material de construção, escolas (seguindo os protocolos estabelecidos, como máximo de 35% de capacidade e ventilação nas salas), hospitais e postos de gasolina podem funcionar. Igrejas e outros centros religiosos também podem abrir, mas com apenas 30% de ocupação máxima e desde que todas as pessoas fiquem sentadas. 

Por outro lado, shoppings, salões de beleza, academias, lojas de produtos não essenciais e parques são alguns exemplos de serviços que devem permanecer fechados. Restaurantes e bares também não podem receber clientes, apenas oferecer serviços de entrega e retirada de alimentos.

Outros estados onde só estão funcionando serviços essenciais:

Acre: foram proibidas atividades não essenciais aos fins de semana e das 22h às 5h de segunda a sexta. 

Maranhão: todas as atividades não essenciais estão proibidas de abrir aos domingos, mas podem funcionar até as 18h durante a semana e até as 12h no sábado. As pessoas não podem circular pelas vias públicas entre 22h e 5h.

Paraná: aulas presenciais em escolas e serviços não essenciais permanecem fechados até pelo menos 8 de março. Além disso, as pessoas não podem circular pelas ruas entre 20h e 5h.

Pernambuco: foram proibidas atividades não essenciais aos fins de semana e das 20h às 5h de segunda a sexta. As praias estão abertas apenas para atividades esportivas, como caminhadas. As restrições valem até pelo menos 17 de março. 

Rio Grande do Sul: o estado inteiro está em bandeira preta, nível mais alto de restrições. Apenas serviços essenciais podem ficar abertos e atividades em locais públicos entre 20h e 5h foram proibidas.

Rondônia: foram proibidas atividades não essenciais aos fins de semana e durante a noite de segunda a sexta. Quem precisar sair de casa entre 21h e 6h deve apresentar uma justificativa de saída e as escolas estaduais foram fechadas.

Santa Catarina: os serviços não essenciais não têm permissão para funcionar aos fins de semana e a circulação de pessoas em praias, parques e praças está proibida. 

Fontes: Brasil 247, Estadão, Jovem Pan e O Globo.  

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • bruna

    3 anos atrás

    ameiiiii

  • Gisele Fernandes Louzada Cruvinel

    3 anos atrás

    Adorei as informações amei façam mais assim tenho 10 anos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido