A Revolta de Haymarket, em Chicago, de 1886: o 1º de maio surgiu em homenagem às lutas dos trabalhadores
A Revolta de Haymarket, em Chicago, de 1886: o 1º de maio surgiu em homenagem às lutas dos trabalhadores

por Martina Medina

Comemorado em 1º de maio na maior parte dos países, o Dia do Trabalho foi criado em 1889 durante um Encontro Socialista realizado em Paris, capital da França. A data é uma homenagem ao movimento de trabalhadores iniciado em 1º de maio de 1886, em Chicago, grande centro industrial dos Estados Unidos.

Os trabalhadores protestaram contra as más condições enfrentadas por eles. O principal objetivo era conseguir a redução da jornada de trabalho para a metade (de 16 horas por dia para oito horas).

Os trabalhadores do movimento foram presos e até condenados à morte, mas a briga deu resultado. Em 1890, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a redução de horas trabalhadas para oito horas diárias. Até hoje esta é a carga horária mais adotada em todo o mundo.

“Esse movimento abriu os olhos dos empresários e de toda a sociedade de que as condições de trabalho devem ser menos desumanas e garantiu muitas conquistas”, diz o professor de Direito da USP (Universidade de São Paulo) Marcus Orione Gonçalves Correia.

Para crianças e jovens, a data foi importante também porque iniciou um novo olhar sobre a presença delas no mundo do trabalho. Hoje, é garantido o direito de brincar e estudar até os 16 anos.

“A data serve para lembrar os trabalhadores de que só a luta faz com que seus direitos cresçam”, afirma Correia.

Crianças começavam a trabalhar aos 6 anos

Trabalho infantil numa fábrica nos Estados Unidos em 1908. Lewis W. Hine/Nartional Archives and Records Administration

Durante a Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19), na Inglaterra, era comum encontrar crianças a partir de 6 anos de idade trabalhando. Se um adulto recebia 100 reais, elas recebiam 25 reais pelo menos tempo de trabalho. Muitas trabalhavam, inclusive, durante a madrugada.

Em 1919, a OIT (Organização Mundial do Trabalho) proibiu o trabalho realizado por menores de 14 anos. O Brasil seguiu a regra em 1988, com a aprovação da Constituição (conjunto de normas de um Estado).

Hoje, a idade mínima para trabalho no Brasil é de 16 anos. A partir de 14 anos, é possível trabalhar apenas como aprendiz. “O objetivo é que comece no trabalho o mais tarde possível para poder ir à escola, brincar e estar próxima à sua família”, explica o professor Marcus Orione.

Apesar dos avanços, mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, estão em situação de trabalho no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD-2015).

De acordo com a OIT, no mundo, estão no trabalho precoce 152 milhões de crianças. O número é maior do que a população da Rússia, que está entre as dez maiores do mundo.

Confira aqui 4 curiosidades sobre este dia histórico.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Alfredo Angelo Goicochea

    2 anos atrás

    Nossa!Ótima matéria.Gostei:)

  • EE Henrique Dumont Villares

    5 anos atrás

    nossa e mesmo serio eita

  • Cid Paulo Leal Junior

    2 anos atrás

    Verdade é bem sério mesmo

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    É bastante sério mesmo

  • EE Henrique Dumont Villares

    5 anos atrás

    Somos gratos por pessoas que lutaram para nosso beneficio

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Super importante!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido