Encanto gira em torno de Mirabel Madrigal, a única da sua família que não possui poderes mágicos. foto: IMDb

Na noite de 27 de março, a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, nos Estados Unidos, elegeu o longa Encanto como vencedor da categoria melhor animação do Oscar 2022. A premiação ocorreu em Los Angeles, nos EUA.

Encanto concorreu com outros quatro filmes na categoria: A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, Flee, Luca e Raya e o Último Dragão. Para saber mais sobre cada um dos indicados, clique aqui. Com exceção de Flee, todos têm classificação indicativa livre.

“Eu tenho muito orgulho de ter participado de um filme que foca na diversidade dos personagens protagonistas e com o qual pessoas de todos os lugares estão se identificando.”

Yvett Merino, produtora de Encanto, no discurso de agradecimento pela estatueta do Oscar.

O longa também estava concorrendo nas categorias melhor música original, com a canção “Dos Oruguitas”, escrita por Lin-Manuel Miranda e interpretada por Sebastián Yatra, e melhor trilha sonora. No entanto, os filmes 007: Sem Tempo Para Morrer e Duna, respectivamente, levaram o troféu nessas categorias.

Antes de a canção vencedora ser anunciada, Sebastián Yatra fez uma apresentação durante a cerimônia em que cantou a música do filme que havia sido indicada. Para completar, dois bailarinos vestidos com roupas típicas da Colômbia participaram dançando.

Assista a seguir:

Apesar de não ter sido indicada em nenhuma categoria, a música “Não Falamos do Bruno (We Don’t Talk About Bruno)”, também parte da trilha sonora do filme, ganhou uma apresentação na premiação. A canção, que se tornou a mais famosa da animação, foi interpretada pelo elenco do filme e os cantores Megan Thee Stallion, Becky G. e Luis Fonsi no Oscar.

Confira:

Encanto (2021)

A história, passada na Colômbia, gira em torno de Mirabel Madrigal, a única de sua família sem poderes mágicos. Mas, quando a magia dos Madrigal começa a falhar, ela se vê disposta a fazer com que todos unam forças e salvem o encanto.

Troy Kotsue é o primeiro ator surdo a vencer o Oscar

O Oscar de 2022 ficou marcado para a história ao entregar a estatueta de melhor ator coadjuvante (ou seja, que não é o protagonista) para uma pessoa com deficiência auditiva. O ator que conquistou a estatueta é o norte-americano Troy Michael Kotsur, que foi anunciado como vencedor pela linguagem de sinais. Kostur levou o prêmio pelo trabalho em No Ritmo do Coração, longa que ganhou na categoria melhor filme.

Troy Kotsur e sua estatueta do Oscar. Foto: Karwai Tang/Getty Images

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Bernardo

    1 ano atrás

    Eu gosto muito desse filme!

  • isis

    2 anos atrás

    eu não sabia que o encanto tinha ganhado o oscar achei bem legal

  • Isabela

    1 ano atrás

    Neh bem legal 👍

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido