Um acordo assinado por 11 empresas de comidas e bebidas vai mudar as regras dos anúncios voltados para crianças no Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2017, marcas como Coca-Cola Brasil, Nestlé e McDonald’s não poderão mais fazer propaganda de produtos que não fazem bem para a saúde, como refrigerantes e chocolate, nos programas de
Um acordo assinado por 11 empresas de comidas e bebidas vai mudar as regras dos anúncios voltados para crianças no Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2017, marcas como Coca-Cola Brasil, Nestlé e McDonald’s não poderão mais fazer propaganda de produtos que não fazem bem para a saúde, como refrigerantes e chocolate, nos programas de TV para menores de 12 anos.
Com a mudança, espera-se que as crianças não sejam incentivadas a comer ou beber produtos que contribuem para doenças como diabetes, obesidade e outras.
De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, em 2013, 8% das crianças brasileiras entre 0 e 5 anos são consideradas obesas.
Para tentar mudar esse cenário, o acordo definiu três tipos de categorias de produtos: os que podem ter propagandas, os que podem com restrições e os que não podem ser veiculadas de jeito nenhum.
Itens liberados
– Água engarrafada
– Produtos 100% à base de fruta ou vegetal, sem adição de sal, gordura ou açúcar
– Balas sem açúcar
Itens liberados com restrições (que precisam cumprir regras nutricionais)
– Sorvetes
– Sopas
– Sanduíches
– Produtos à base de cereais
Itens não liberados
– Doces
– Chocolates
– Refrigerantes
Embora muitas pessoas estejam comemorando o acordo, há quem diga que ele não é bom o bastante. Para alguns especialistas, nenhum tipo de propaganda para crianças deveria existir, pois menores de 12 anos não têm maturidade suficiente para saber se um anúncio está falando a verdade ou está enganando os consumidores.
Outras pessoas, no entanto, acham que as propagandas infantis não são um problema, desde que sigam algumas regras. Os que concordam com essa visão são as empresas que assinaram o acordo. Elas são: Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellog’s, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever.
Fotos: Pixabay
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