Arte: Ana Beatriz Pádua

Em geral, a gestação dos cães dura entre 58 e 63 dias e, normalmente, as cadelas da raça yorkshire terrier têm gestação de 60 dias.

Quando está próximo do parto, a futura mamãe muda um pouco seu comportamento. Ela escolhe um lugar calmo e escondido para fazer o ninho. Além disso, fica mais quieta, menos ativa e algumas vezes começa a produzir leite nos mamilos.

Geralmente, a cadela consegue fazer o próprio parto sozinha, mas é legal que o dono do cão acompanhe o nascimento e, caso perceba alguma dificuldade, procure imediatamente um médico veterinário.

O ninho para a mamãe ter os filhotes pode ser construído com uma simples caixa de papelão. Ela pode ser reforçada com fita adesiva e o fundo pode ser forrado com jornal e um tecido macio e confortável, que não solte fiapos, senão ele pode enroscar nas patas, unhas e pescoço dos bebês.

É importante deixar os recipientes de água e alimento próximos ao ninho e evitar a presença de muitas pessoas, pois a cadela pode estranhar muita movimentação.

Com 45 dias de vida e após a vermifugação, que são doses de remédios que combatem vermes, os filhotes devem ser vacinados. Mas é muito importante consultar um veterinário de confiança para a orientação sobre estes e outros cuidados.

Pergunta enviada pelo leitor Pedro Lucas D.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido