Arte: Milena Branco

Os animais têm pelos, escamas ou penas com cores variadas, manchas, pintas ou listras que formam desenhos bem diferentes. Tudo isso serve para chamar a atenção de um parceiro, camuflagem (ou seja, esconder-se de predadores) ou caçar.

Uma das espécies mais chamativas é a zebra, com listras de cores bem definidas. Mas certamente essas cores não servem para as zebras se camuflarem e também não são uma estratégia para chamar a atenção de um parceiro.

Esses desenhos e cores na pelagem das zebras é um excelente disfarce contra seus maiores predadores: os leões. Isso porque eles enxergam em preto e branco, e as zebras desenvolveram uma estratégia para fugir em grupo. Quando as manadas de zebras correm fugindo dos leões, fica difícil para os felinos saber onde começa e onde termina uma zebra. Os leões atacam no pescoço dos animais e, quando as zebras correm juntas, elas dificultam a vida deles.

Além disso, pesquisadores recentemente descobriram outra função para as listras e cores das zebras: espantar mosquitos. Isso mesmo. Foi comprovado cientificamente que o padrão de listras e cores afugenta os indesejáveis mosquitos.

Isso é algo tão incrível que cientistas japoneses testaram essa técnica natural em vacas e o resultado foi surpreendente. Eles pintaram algumas vacas com listras, e mosquitos sugadores de sangue evitaram picá-las. É algo muito legal e bastante natural, já que essa técnica com tinta atóxica pode ser utilizada sem problemas, evitando o uso de vacinas ou venenos que espantam mosquitos dos animais.

Pergunta enviada pela leitora Aurora P., 10 anos, de São Paulo (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • luiz

    3 anos atrás

    uma zebra loira??

  • Elis

    3 anos atrás

    as listras da zebra servem como camuflagem e repelente

  • Clara azevedo

    3 anos atrás

    Eu amei essa ideia de mostrar para nos o que a listra tem de significado na zebra ame8 ??????

  • JULIANA ATAVILA

    3 anos atrás

    Eu e meus alunos (3º Ano A - Colégio Renovatus, Campinas-SP) amamos conhecer a zebra loira. Um braço, Professora Juliana

  • Nereide Braz dos Santos (A_Ede LM25 M2)

    3 anos atrás

    Muito interessante essa materia.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido