Arte: Milena Branco

Os gatos enxergam muito bem no escuro. Eles têm diversas adaptações para enxergar de seis a oito vezes melhor do que os humanos na mesma iluminação.

A pupila, aquela bolinha preta que temos no meio dos olhos, é diferente nos gatos. Ela tem o formato parecido com um risco e é chamada de pupila vertical ou pupila em forma de fenda. A função das pupilas é controlar a entrada da luz que vai até a retina. Em locais escuros, as pupilas se dilatam e, em ambientes muito claros, contraem-se, ficando bem pequenas. As pupilas em fenda dos gatos conseguem se expandir bastante no escuro, captando toda a luz possível do ambiente. Mas, diferentemente do que muitos pensam, eles não enxergam em um ambiente totalmente sem luz.

Além disso, os felinos têm mais células chamadas bastonetes do que células cones nos olhos. As células bastonetes são as que absorvem luz e as cones são as que percebem cores. Isso não significa que eles enxergam em preto e branco, mas certamente enxergam menos cores do que nós.

Os felinos não têm capacidade de distinguir muitos tons e não percebem muitos detalhes dos objetos, por isso, a visão é mais embaçada e não tão nítida quanto a nossa. Outra diferença está no campo de visão dos felinos, que é bem grande e alcança 200 graus, enquanto o dos humanos é de 180 graus. Isso permite que os gatos tenham um campo de visão amplo, o que faz com que eles notem qualquer movimento ao redor.

Pergunta enviada pelo leitor Pietro M., de 9 anos.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • Paloma Acuyo

    1 ano atrás

    oi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Paloma Acuyo

    1 ano atrás

    eu so to aqui porque to fazendo um projeto na escola

  • daniel.robles.utah

    3 anos atrás

    Eu gostei como ele fala sobre os gatos e ele fala sobre muitos fatos sobre eles. Eu achie bem intersante quando ele falou que os gatos podem controlar quanto luz vao em os olhos deles. Eu quero saber mais sobre como eles podem fazer isso e nao mais tipos de animais.

  • Luísa França Norcia

    3 anos atrás

    eu tenho dois gato lindos

  • Miguel Resende Pereira Marinho

    3 anos atrás

    Joca sempre fazendo um trabalho espetacular, muito bem explicado e pesquisado, adorei meus parabéns.

  • Enzo Costa Ribeiro

    3 anos atrás

    Não sabia que os gatos tem uma pupila diferente da nossa, e muito menos que eles não enchergam no lugar totalmente escuro achava que ele enchergava tudo até em um local sem nada de luz,muito interessante saber que os gatos estão sendo mais adotados que o cachorro nem que os gatos pretos são mau tratados. Nossa nem imaginava que os gatos jé esistiam há a mais de 8 mil anos atrás e nem que alguem seria enterrado com uma pessoa.

  • giovanna

    3 anos atrás

    Eu adorei esse artigo achei super legal não sabia que os gatos veem melhor que os humanos

  • Henrique

    3 anos atrás

    Os gatos são uma coisa que ainda tem muito para ser estudado

  • Caio Jeronimo Ribeiro de Magalhaes

    3 anos atrás

    eles sabem distinguir se a cumida de gatoooooooooo deles com os olhos???

  • Bom Kim

    3 anos atrás

    Eu tbm KKKKKKKKK

  • pedro e leticia

    3 anos atrás

    achei bem legal o video

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido