Os pandas fazem parte do grupo dos ursos, uma família chamada Ursidae. Na natureza, os pandas vivem somente nas montanhas da China. Isso porque, infelizmente, as regiões onde eles viviam foram (na maioria) destruídas por humanos e transformadas em fazendas.

Ao contrário dos primos, como o urso-pardo e urso-preto, os pandas não gostam de comer frutas e carne, preferindo uma alimentação à base de folhas de bambus. Um panda adulto come, em média, de 9 kg a 14 kg desse alimento por dia.

Pandas são animais solitários, que gostam de viver sozinhos e se encontram apenas na época de reprodução (ou seja, para ter filhotes). Para se encontrar, eles deixam marcas em muitos lugares, arranhando troncos de árvores e fazendo xixi em pedras. É por meio desses odores que eles se reconhecem e ficam sabendo se é um panda macho ou fêmea que está na região.

Infelizmente, os pandas são animais ameaçados de extinção. Uma contagem realizada em 2016 mostrou que existem apenas cerca de de 2.200 pandas no mundo todo, sendo que 400 vivem em zoológicos.

Pergunta enviada pela leitora Isabela M.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Felipe Weinberg

    2 anos atrás

    eu amo pandas so loco por eles

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido