A CETESB, Companhia Ambiental do Estado De São Paulo, alerta que não é recomendável tomar banho em 12 praias do estado.

Segundo a companhia, as águas de alguns locais estão sujas e podem fazer mal para a saúde.

As praias que devem ser evitadas são: Vila Mirim e Real (na Praia Grande), Praia da Divisa, Milionários e Prainha (em São Vicente), Perequê (Guarujá), Aparecida (Santos), Itaguaçu (Ilhabela), Preta do Norte (São Sebastião), Rio Itamambuca, Perequê Mirim, Itaguá (Ubatuba).

Para descobrir se uma praia está própria ou imprópria para banho, a CETESB analisou as águas de 149 praias do estado de São Paulo ao longo de cinco semanas (da primeira de dezembro à primeira de janeiro).

Mapa da CETESP mostra as praias que estão próprias e as que estão impróprias para banho

A cada sete dias, seis técnicos passam pelas praias e coletam amostras da água do mar.

Em seguida, essas amostras são levadas para um laboratório, onde os especialistas fazem uma série de procedimentos para saber se há muitas bactérias e micro-organismos ruins na água.

Ao final, os especialistas fazem uma análise geral: se mais de 80% dos resultados der abaixo do número limite, significa que a água está boa para tomar banho. Caso isso não aconteça, a praia vai ser classificada como “imprópria” e a companhia colocará uma bandeira vermelha no local para mostrar para as pessoas que não é uma boa ideia nadar ali.

Para saber se uma praia é adequada ou não para nadar, acesse: http://praias.cetesb.sp.gov.br/mapa-da-qualidade/

Outros estados

O Rio de Janeiro e a Bahia também avaliam a qualidade das águas. O último relatório feito pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em Salvador, mostrou que, na cidade, há 8 locais impróprios, entre elas Periperi, Penha, Bonfim, Pedra Furada, Boa Viagem, Boca do Rio, Patamares, Lagoa de Abaeté. Para saber quais são as condições das águas de outras cidades, acesse: http://www.inema.ba.gov.br/servicos/monitoramento/qualidade-das-praias/

Botafogo está imprópria para mergulhos

Já na capital do estado do Rio de Janeiro, o último relatório divulgado mostrou que praias famosas como São Conrado, Vidigal, Botafogo e Flamengo estão impróprias. Para saber a qualidade das águas de outros pontos cariocas, acesse: http://www.inea.rj.gov.br/Portal/MegaDropDown/Monitoramento/Qualidadedaagua/Praias/BalneabilidadeporMunicpio/RiodeJaneiro/index.htm&lang=PT-BR

Como as águas ficam sujas?

Uma das principais causas da poluição no mar é o lançamento de esgoto não tratado, que tem muitas bactérias, fungos e outros organismos que podem prejudicar o meio ambiente e causar doenças.

Esgoto é jogado no mar

Para resolver esse problema, o ideal é tratar o esgoto, ou seja, limpar as águas antes que elas sejam lançadas em algum lugar.

Outra forma de evitar a poluição dos mares é jogando o lixo no lixo. Quando são lançados na água, os materiais prejudicam os animais, que muitas vezes confundem os resíduos com alimento e acabam morrendo.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido