interna_livro-consciencia-negra
Arte: Milena Branco

Em 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra – clique aqui para ler mais sobre o tema. Por isso a obra que escolhi para este mês também tem a ver com a data: Ei, Você! Um Livro Sobre Crescer com Orgulho de Ser Negro (Dapo Adeola, Companhia das Letrinhas).

Ilustrada por mais 19 pessoas negras, além do autor, a obra percorre diversos momentos da vida humana, passando por nascimento, juventude, conquistas profissionais, formação de família, entre outros. Os personagens ao longo dessa jornada são sempre negros: os pais que criam sua filha, olhando com orgulho para seus ancestrais; a menina que descobre uma princesa negra como ela; a jovem diante das mais variadas opções de carreira.

Livro-Orgulho-Negro
Imagem: divulgação

Esses personagens também enfrentam situações difíceis, como encarar momentos de racismo pelo mundo, que tiram a vida de pessoas negras – por exemplo, o caso do norte-americano George Floyd, morto em 2020. E precisam estar unidos em sua luta, todos os dias. Afinal, como a própria obra diz para os negros que a lerem: “Outros tentarão nos contar nossas histórias ou até mesmo nos apagar completamente delas. Cada um de nós tem o poder de criar a mudança que desejamos ver no mundo…”.

As últimas páginas de Ei, Você! Um Livro Sobre Crescer com Orgulho de Ser Negro ainda trazem um glossário com o nome e uma breve explicação sobre todas as personalidades negras que aparecem ilustradas ao longo das páginas. Uma ótima opção de leitura para todos!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido