Se você é fã de leitura, certamente já teve em mãos algum livro da escritora brasileira Ana Maria Machado. Ela é autora de obras famosas para jovens, como Bisa Bia, Bisa Bel e O Príncipe Que Bocejava. Pois Ana Maria acaba de relançar uma de suas histórias, publicada pela primeira vez em 2016: O Menino e o Maestro (Editora FTD Educação).

A obra é inspirada em personagens da vida real, que Ana Maria conheceu de verdade: o maestro brasileiro Paulo Moura (1932-2010) e um garoto de uma comunidade no Rio de Janeiro que gostava de Mozart (músico e compositor austríaco que viveu entre 1756 e 1791) e tocava flauta doce. Na realidade, os dois nunca se encontraram. Porém, na ficção, a autora operou a mágica de os apresentar.

O-menino-e-o-maestro-livro
As ilustrações do livro são de Vinicius Sabbato. Imagem: divulgação

Na história de O Menino e o Maestro, o menino é Teleco, toca tamborim e vive em uma comunidade carioca. O maestro se divide entre tocar em uma roda de choro (estilo musical) e em uma orquestra sinfônica – seu instrumento é o clarinete.

Quando se encontram, os dois logo iniciam uma amizade em que Teleco e o maestro vão aprender muito um sobre o outro, além de percorrer diversos caminhos da música, em uma junção entre o popular e o clássico.

O Menino e o Maestro é uma ótima opção para quem gosta de música e saber mais sobre os grandes desafios brasileiros, como a desigualdade social e econômica entre as pessoas.

O livro ainda traz conteúdos extras ao final, com explicações sobre termos usados no mundo da música, como ritmo, melodia e arranjo. Aproveite também os QR codes das últimas páginas para conhecer mais uma história da relação de um jovem com a música, além da do Teleco.

Boa leitura!

Clique aqui para ler uma entrevista que o Joca fez com a escritora Ana Maria Machado.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido