interna_dicionario-menino-andersen
Imagem: divulgação

Tenho quase certeza de que você já leu o livro Marcelo, Marmelo, Martelo, da Ruth Rocha. Se acertei a minha aposta, você se lembra que o Marcelo decide renomear objetos do dia a dia. Afinal, por que chamar a cadeira de cadeira e não de “sentador”? Se, por um acaso, você ainda não tiver lido essa história, clique aqui para saber mais.

Lá em Portugal, no ano passado, o escritor Gonçalo M. Tavares criou um personagem que lembra o Marcelo da brasileira Ruth Rocha. É o Andersen: um inventor que, por não estar satisfeito com as explicações que lê nos dicionários, decide reinventar algumas definições para as palavras. Assim, ele cria O Dicionário do Menino Andersen (Sesi-SP Editora), cheio de novos significados para coisas que, até então, a gente achava que já tinha entendido completamente.

O-Dicionario-do-Menino-Andersen
As ilustrações do livro são da portuguesa Madalena Matoso. Imagem: divulgação

Quer um exemplo? Para o menino Andersen, bolso é muito mais do que um lugar em que guardamos objetos. Também é no bolso que descansamos as mãos para que, depois, elas voltem com mais disposição. E o que você diria que é uma toalha? Nesse dicionário diferente, trata-se de um objeto que tem sede.

O livro O Dicionário do Menino Andersen recebeu um reconhecimento importante aqui no Brasil: o selo “altamente recomendável”, oferecido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

E tem mais coisas legais para saber e pensar sobre essa história: Andersen também é um nome histórico para a literatura infantojuvenil, pois é o sobrenome do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). Talvez você não esteja se lembrando dele, mas deve conhecer as histórias que Andersen contou ou adaptou (a partir do que era contado apenas por meio da fala), como A Pequena SereiaPatinho Feio e Soldadinho de Chumbo. O livro do “menino Andersen” faz uma homenagem ao autor.

Andersen
Hans Christian Andersen publicou histórias que ficaram famosas no mundo todo. Foto: domínio público, via Wikipedia

O Hans Christian Andersen é tão importante para o universo dos livros para crianças e jovens que a data de nascimento dele, 2 de abril, foi escolhida para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantojuvenil.

Fica aqui, então, o meu convite para que você conheça o livro O Dicionário do Menino Andersen e relembre as histórias do famoso autor de mesmo nome.

Boa leitura!

Um recado final: quer mais dicas de leitura? Confira o episódio 5 do podcast Papo Jocaclique aqui ou escute abaixo.

error: Contéudo Protegido