Genio-Crime-Nova-Capa
Os 50 anos de carreira de Ana Maria Machado e Ruth Rocha, e os 50 anos de lançamento de O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho são os destaques das Dicas de Livros do Joca de Setembro. Arte: Ana Beatriz Pádua.
Os 50 anos de carreira de Ana Maria Machado e Ruth Rocha, e os 50 anos de lançamento de O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, são os destaques das Dicas de Livros de setembro do Joca. Arte: Ana Beatriz Pádua

Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal Joca

Se você leu nossa dica de leitura de agosto, já sabe que neste ano é comemorado o aniversário de 50 anos do livro Flicts, do Ziraldoclique para relembrar. Mas as celebrações de 2019 não acabam por aí!

Neste ano, a autora brasileira Ana Maria Machado comemora 50 anos de carreira. Na edição 137 do Joca, publicamos uma entrevista com ela, que você também pode ler clicando aqui.

Um dos meus livros preferidos da Ana Maria Machado se chama O Príncipe que Bocejava (Companhia das Letrinhas). É isso mesmo: a história fala sobre um príncipe que, enquanto tentava achar uma princesa para se casar, só conseguia bocejar. Até que ele descobre que se apaixonar por alguém de verdade (e sem bocejar!) depende de diversos outros fatores – e não apenas de a pessoa ser príncipe ou princesa.

Principe-Bocejava-Ana-Maria-Machado

Assim como Ana Maria Machado, Ruth Rocha também completa 50 anos de carreira em 2019. Ela é autora de livros que quase todo brasileiro leu quando era criança, como Marcelo, Marmelo, Martelo (Editora Salamandra). Esse foi o primeiro livro que eu me lembro de ter lido sozinha, sem a ajuda de ninguém – por isso, é muito especial na minha vida de leitora. E sua história é bem engraçada: o Marcelo resolve dar nomes diferentes para os objetos por não concordar com a forma como chamamos vários deles. Aí, cadeira vira “sentador”, leite se transforma em “suco de vaca”… e muito mais!

Marcelo-Marmelo-Martelo-Ruth-Rocha

Achou que as comemorações acabariam aqui? Que nada! O Gênio do Crime, do brasileiro João Carlos Marinho, também comemora 50 anos de lançamento. Para marcar a data, a Editora Global está lançando uma edição especial da obra – que chega às livrarias em 29 de setembro – com novo visual e comentários que procuram explicar questões como: o que faz com que uma história escrita cinco décadas atrás continue entusiasmando leitores até hoje?

Genio-Crime-Nova-Capa

Aproveite a oportunidade para conhecer O Gênio do Crime ou ler de novo essa história cheia de aventura. No livro, um grupo de amigos se envolve em uma trama sobre a venda ilegal das figurinhas de um álbum de futebol. Não falta suspense até a solução do caso!

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido