interna_coluna-literatura-gata-preta
Arte: Milena Branco

Aqui no portal do Joca, um dos temas que mais fazem sucesso são os animais, como gatos. Por isso, quando tive contato com o livro Mila, a Gata Preta (Marcelo Moutinho, Editora Oficina Raquel), logo pensei em trazer a dica aqui para a coluna.

Como o nome da obra já diz, a história é sobre uma gata de pelagem preta, como tantas que vemos em nosso dia a dia na casa de quem tem pet e até nas ruas das cidades. Ao longo das primeiras páginas do livro, você logo vai perceber que Mila passa por uma situação muito parecida com a vivida por diversos gatos pretos do mundo real: o preconceito.

mila-gata-preta
As ilustrações do livro são de Luciana Nabuco. Imagem: divulgação

Você já deve ter ouvido falar da crença de que gatos pretos dão azar. Pura bobagem! Mas algo que faz diversos desses animais sofrerem maus-tratos, especialmente em datas que envolvem superstições, como as sextas-feiras 13 e o Dia das Bruxas.

Mila, a Gata Preta vive isso na pele (ou, melhor, pelo). Sofre preconceito nos primeiros momentos em que chega ao mundo e durante o processo de ser adotada. Tanto que acaba fazendo uma grande confusão consigo mesma, dentro da própria cabeça.

Se você é apaixonado por bichos, tenho certeza de que vai gostar deste livro. E ainda pode indicá-lo para qualquer desavisado que ainda não tenha percebido que os animais, de qualquer cor, só trazem benefícios para a nossa vida.

Boa leitura!


Confira outros textos do Joca sobre gatos:

Dia do Gato | Cinco curiosidades malucas sobre felinos
Gatos têm mesmo sete vidas? Se isso não for verdade, como começou essa lenda?
Dúvida Animal | Por que os gatos têm pupilas em formato “pontudo”?

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Letícia Pereira de matos

    1 ano atrás

    Olá!,joca,por que algums gatos miam com fraqueza?.obrigada!

  • Felipe Sali (editor no Jornal Joca)

    1 ano atrás

    Oi, Letícia. Tudo bom? Obrigado por enviar um comentário! Ficamos com uma dúvida, você está perguntando porque alguns gatos miam quando estão fracos ou porque eles emitem miados fracos? Até mais!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido