Essa é uma das crenças mais populares do mundo. Em diversos países, as pessoas associam os gatos à capacidade de sobreviver a diversas situações delicadas.

As lendas são variadas: algumas dizem que os bichanos têm sete vidas e outras afirmam que possuem nove. Na verdade, essas crendices surgiram há muito tempo. Durante a Idade Média, na Europa, os gatos foram associados às bruxas, e muitas pessoas diziam que eles tinham um total de sete vidas, pois acreditava-se que eram animais diabólicos, mas é claro que isso não é verdade!

Na realidade, os gatos têm apenas uma vida. Porém, por serem animais ágeis e habilidosos, conseguem se livrar com facilidade de perigos e obstáculos, o que fez com que surgissem as lendas de que seriam mais resistentes à morte do que outros animais.

Uma das características mais notáveis dos gatos é a capacidade de sobreviver a quedas impressionantes. Isso se deve ao forte senso de equilíbrio, que permite ao felino fazer movimentos rápidos, girar o corpo e cair sobre as quatro patas. Durante a queda, os olhos e os ouvidos do bichano enviam ao cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. Então, o cérebro responde com comandos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo, fazendo com que o animal caia de pé.

Mas essa habilidade não significa que os gatos não possam se machucar durante uma queda. Por isso, nada de jogá-los para o alto para ver como eles caem!

Pergunta enviada pela leitora Helena P.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • eacjj17@eac.com.br

    1 ano atrás

    AMEIII

  • ELIS IZIQUE GENTILLE elis.gentille@alunoviva.com.br

    1 ano atrás

    algumas pessoas falavam que os gatos te 7 vidas e outras diziam que tem 9 vidas, e agra tenho uma certeza não tem nem 7 nem 9 tem 1 vida

  • B4nquin

    2 anos atrás

    Se eles REALMENTE tessem 7 vidas, quando eu morresse, queria reencarnar como um gato Kkkkk

  • Alunos do 3ºB da Escola Alcindo

    2 anos atrás

    Achamos muito bom saber que os gatos não tem sete vidas, é só uma lenda passada de geração em geração. Muito interessante essa matéria. Sempre lemos os textos do Jornal Joca e gostamos muito, parabéns!

  • Julia

    2 anos atrás

    Sou professora, nosso material didático sempre menciona o Joca. As crianças adoram saber que o conteúdo é direcionado especialmente para elas. Parabéns pelo excelente (e super necessário) trabalho!

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Olá, Julia. Muito obrigado por isso! Ficamos felizes em saber disso. Você e seus alunos também podem enviar sugestões de pauta para nós, basta enviar um e-mail para joca@magiadeler.com.br

  • LEONORA LINDA

    2 anos atrás

    EU TENHO UM GATINHO SUPER FOFO

  • Paloma Acuyo

    11 meses atrás

    nao sabia

  • izabella

    2 anos atrás

    eu tinha um gatinho infelizmente ele faleceu aos 1 ano

  • Paloma Acuyo

    11 meses atrás

    serio que legal ser humana

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido