interna_coluna-vozes-ancestrais
Crédito da imagem: divulgação. Arte: Milena Branco

Sempre que abril chega, lembramos da data celebrada no dia 19, que nos conscientiza sobre os indígenas de nosso país. Por isso, neste mês, decidi trazer como dica a obra Vozes Ancestrais – Dez Contos Indígenas (Daniel Munduruku, Editora FTD).

Para fazer o livro, o indígena Daniel Munduruku teve a ideia de pedir a integrantes de dez povos que escolhessem histórias sobre suas crenças e tradições. Elas formam as Vozes Ancestrais que o leitor encontra nas páginas da obra.

livro-vozes-ancestrais
Imagem: divulgação

Além dos contos, que falam bastante sobre a relação dos indígenas com a natureza, o livro traz um pouco da história de cada um dos dez povos escolhidos. Também há fotos e mapas, que mostram os locais no Brasil onde esses indígenas vivem atualmente.

Como diz Daniel na introdução, trata-se apenas de uma amostra do que é a tradição indígena no Brasil. Atualmente, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o Censo Demográfico de 2010, existem 305 etnias indígenas em nosso país.

Aproveite a leitura e abra seu olhar para a forma como esses povos se relacionam com o que está ao redor deles. E, ao terminar cada história, lembre-se do que o próprio Daniel explica nas primeiras páginas da obra: “(…) os povos indígenas contam histórias não só para se divertir, como também para ensinar. Nos contos estão presentes os sentidos da nossa existência. Quem souber ouvi-las assim, compreenderá a essência da vida”.

Clique aqui para conferir uma entrevista que o Daniel Munduruku deu para o Joca.

Fonte: IBGE.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido