Em 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. Para lembrar a data, o Joca procurou as pizzas mais curiosas ao redor do mundo e fez uma seleção que irá te deixar de queixo caído com tantos sabores malucos. Confira.

Pizza de prato feito

Pizza de prato feito. Foto: Pizzaria Batepapo/Divulgação

A Pizzaria Batepapo, que fica no Guarujá, litoral de São Paulo, inventou uma pizza com recheios que são um almoço completo. Arroz, feijão, ovo frito, frango, farofa, batata frita e até salada são alguns dos ingredientes.        

Pizza de sushi

Pizza feita com ingredientes de sushi. Foto: Reprodução Instagram @pokeburri

O restaurante Poke Burri, em Atlanta, nos Estados Unidos, criou uma pizza que tem massa de arroz japonês, borda de sushi e recheio de salmão e atum crus, gergelim, maionese, pepino e outros elementos da culinária japonesa. Uma das versões também leva discos de salmão que imitam pedaços de calabresa. 

Com base de arroz

Pizza feita com massa de arroz. Foto: Pizza Hut/Divulgação

Essa invenção da Pizza Hut da Coreia do Sul e de Taiwan substitui a massa da pizza por um hambúrguer de arroz. Já os recheios são frango e molho curry, combinação típica da região, além de muito queijo, cogumelos e pimentão verde. 

Caixa de pizza feita de… pizza!

Caixa de pizza feita de pizza. Foto: Vinnie’s Pizzeria/Divulgação

Para evitar o desperdício de papel usado nas caixas de pizza, a Vinnie’s Pizzeria, em Nova York, nos Estados Unidos, criou uma solução genial: preparar embalagens feitas de pizza. De acordo com o site, o restaurante toma todas as medidas necessárias para que elas sejam entregues de modo higiênico. 

X-salada ou pizza?

Foto: Pizza Hut Middle East/Divulgação

No Oriente Médio, a rede de pizzarias Pizza Hut trouxe a solução para acabar com o problema de quem ficava na dúvida se preferia jantar pizza ou hambúrguer. Esta criação é feita de pequenos cheeseburgers na borda e pizza de queijo, cebola roxa e carne de hambúrguer com salada no meio. 

A mais cara do mundo

Pizza mais cara do mundo, que demora cerca de 72 horas para ficar pronta. Foto: Chef Renato Viola/Divulgação

Por 12 mil dólares (cerca de 45 mil reais) é possível comprar a pizza mais cara do mundo. Ela é feita pelos chefs da pizzaria Louis XIII em Salerno, na Itália. O prato é preparado somente na casa do cliente, porque demora cerca de três dias para “descansar” até ficar pronto. A receita leva muçarela de búfala, três tipos de caviar, lagosta da Noruega e sal do mar da Austrália colhido à mão. 

Taco-pizza

Pizza de tacos e guacamole. Foto: Reprodução Facebook

Vários tacos de diferentes sabores recheiam esta pizza do restaurante Tony Boloney’s, em Atlantic City, nos Estados Unidos. No meio dos tacos, um círculo de guacamole (comida mexicana feita à base de abacate) também faz parte do prato.

Para a sobremesa… pizza de quindim

Pizza de quindim. Foto: Divulgação

Você já deve ter ouvido falar de pizza de brigadeiro, de banana com canela ou de queijo com goiabada. Mas e pizza de quindim? Feita pela Churrascaria e Pizzaria Jardim do Lago, em Canoas, no Rio Grande do Sul, ela leva queijo muçarela, coco, beijinho e gemada (mistura de gema, açúcar e leite). 

História da pizza

A primeira redonda como é conhecida hoje foi feita em Nápoles, na Itália, por volta do século 18. Reza a lenda que ela foi preparada por Rafaelle Esposito para a rainha Margherita. Os principais ingredientes tinham as cores da bandeira italiana: queijo (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde). Entretanto, há controvérsias de como se chegou ao modelo napolitano (que tem massa redonda e leva ingredientes como muçarela, tomate, azeite e manjericão).

A versão mais aceita é que a pizza surgiu há cerca de 6 mil anos, como uma fina camada de massa consumida por egípcios e judeus (na época, chamados de hebreus), conhecida por “pão de Abrahão” ou “piscea”. A massa era feita de uma mistura de farinha de trigo e água.

Depois, as pizzas foram ganhando novos ingredientes na cobertura, até chegar a Nápoles no século 11, trazidas pelos turcos, que a consumiam com carne de carneiro e iogurte fresco. 

Fontes: Bread in 5, Food Network, Estadão, Haute Living, Superinteressante, Time, Tony Boloney’s, Veja São Paulo, Vinnie’s Pizzeria.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (31)

  • laravelasco

    2 anos atrás

    Hahaha?

  • Lara

    2 anos atrás

    Parabéns Joca!

  • Fernanda Tavernari

    3 anos atrás

    Meu Deus

  • FLAVIA REGINA SOUZA SOBRAL

    3 anos atrás

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nossa que legal adorei!!!!

  • Ayumi Funayama

    3 anos atrás

    kkkkk me deu fome agora

  • Caio Silva Jardim de Moraes

    3 anos atrás

    Bem top, achei que é bem divertido e bem nada a ver também!

  • Isabel

    3 anos atrás

    Eu adorei!!

  • GABRIEL STOROZ

    3 anos atrás

    que engraçado e da fome kkkkkkkk !!!!!!

  • EMEF MARCOS MELEGA

    4 anos atrás

    QUE ENGRAÇADO KKKKKK

  • North Cache Middle School

    4 anos atrás

    PPPPPPPPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIZZZZZZZZZZAAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • EMEF AUREA RIBEIRO XAVIER LOPES, PROFA.

    4 anos atrás

    queria esperemintar ezas pissa alguem me manda bjhkfc meu macaco mpulo na mi cabeza

  • Mariane

    4 anos atrás

    Uau que pizza maluca

  • Lídia dos Santos Lima

    4 anos atrás

    eu gostei da pizza com caixa de pizza

  • SOFIA DE PAULA LEÃO

    4 anos atrás

    Que criativo

  • Maria Kilian Lourenço

    4 anos atrás

    Adorei a pizza de arroz japones parece ser uma delícia

  • Isabelle M Ambrosio

    4 anos atrás

    Achei bem legal a quantidade de pizzas que existem no mundo!!!!!!!! HUMMMM

  • José Vicente Marçal Silva

    4 anos atrás

    isso é muito legalllllllllllllllllllllll

  • maria fernanda dorascienzi villela

    4 anos atrás

    adorei a pizza q vem na caixa de pizza hehehe e tb to louca para esperimentar a pizza sabor sushi #amo comida japonesa

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    gostei muito das pizza são bem deferentes adoraria esperimentar algumas delas,seria muito interessante conhecer alguem que fizesse algo assim, adoraria fazer algumas dessas pizza de preferencia a de sushi esta reportagem e bastante enteresante , achei muito caro aquela de 12 mil dólares é emteresante e tal mais eu não copraria pelo preço. cada um tem seu gosto,mais adorei a sua reportagem joca,se eu podeçe comer uma escolheria a caixa de pizza feita de... pizza

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    adorei a reportagem , as pizzas sao diferentes e parece muito bom , adoraria comer algumas delas . se eu pudesse fazer algumas dessas pizza deliciosas ,quando vi fiquei com agua na boca.muito inovador isso , deve ser muito legal fazer sua pizza do seu jeito .se podesse abria uma loja com pizzas iguais a que mostraram na reportagem .gostaria de visitar um desses lugares para esperimentar a pizza de 12 mil dolaris , deve ser incrivel e diferente porque ums pizza custa tao caro assim mais ainda vai ne .a pizza de quindim e bem diferente nunca tinha ouvido falar de uma pizza assim com quindim uauuuu,e a pizza de taco entao parece ser muito boa mesmo com todo aquele recheio de coisas diferentes , mais a melhor de todas e a x salada , meu deus parece ser muito boa aquela pizza super criativa essa ideia meu deus adorei muito isso . mais e isso adorei a reportagem que voce publicou joca .

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    Essa reportagem é muito interessante, adorei quero muito ir a Nova York experimentar a pizza porque falaram que era muito boa já vi várias fotos. Pizza bem feitas também tem pizzas de sabores que eu nunca imaginei exemplo:tinha pizza de sushi,quindim com chocolate,coco,beijinho e gemada.Tinha taco-pizza que nunca tinha ouvido falar também tinha x-salada ou pizza este é o nome da pizza características da pizza está criação é feita com pequenos cheeseburgues na borda da pizza e queijo,cebola roxa e carne de ambúrguer.

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    Esta reportagem é baseada na história da pizza.E são as melhores do mundo feita com variedades de ingredientes"na verdade são de dar água na boca", os chefes de diferentes países dão seu máximo para fazer estas pizzas ,mas todo mundo já sabe que a pizza foi originada na itália ,quer dizer, a primeira foi "criada" neste lindo e maravilhoso país. Mas tem uma muito cara de quase 45 mil reais(12 mil dólares),acho que não deveria ser isso mas ta de boa,mas a de sushi parece ser muito boa,a de almoço parece ser não tão boa quanto as outras.essa reportagem é muito interessante um dia vou esperimentar a de chocolate.Adorei quero muito ir a Nova York esperimentar caixinha de pizza feita de pizza.

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    essa reportagem e muito imteressante por ter varios variedades de pizza que eu nunca tinha visto e ache muito legal saber as variadas e difeferentes pizzas que eu nunca vi muito legal esse sait e eu quero visitar esses lugares para comer essas pizzas comer aquela pizza de 45 mil reais seria um sonho acontecer isso por isso eu dou meus parabens para esse sait muito legal muito bom

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    Boa tarde aqui que fala e a Claudia Giselle Baldoni Dias Rochas aqui eu gostei muito dessa pizza adorei quero muito ir a Estados Unidos isperimentar a pizza de sushir que tem massa de arroz e recheio de salmao e tambem quero conhecer o dono da loja para falar com ele que esta de parabens e tambem quero esperimentar a pizza de brigadeiro que faz com queijo muçarela ,coco,beijinho e gemada(mistura de gemada,açucar e leite ). e se eu fosse pede pizza eu nao queri com canela parece que ele e muito boa e agora quero conhece o mundo inteiro para me espimentar as pizza de tudo o pais o pais que eu quero mais conhce e o Estados Unidos por que tem muitas pizza com muito importante por favor deixe o like e comente por favor

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    essa reportagem e bem interessante poís amo pizza e tem pizza que não conhecia e q agora conheço e quero muito esperimentar uma dessas pizzas tenho intesse na de sushi e na de brigadeiro,na verdade todas são boas mas confesso q fiquei chocada com o preço da q é a mais cara do mundo q custa 12 mil dolares cerca de 45 mil reais esse presso é absurdo para q tão cara a ideia da caixa de pizza é bem interessante,e estou anciosa para ver e comeressas pizza,essas pessoas q inventaram esses tipo de pizza são bem criativas,eu adorei a pizza de hamburguer com pizza pq gosto dos dois e as vezes n sei qual escolher,a de tacos e bem legal mas eu nunca comi mas tenho vontade,eu n gostei muito da pizza q é de prato feito, e agora estou com muita vontade de conhecer a ítalia para esperimentar algumas pizza q n conheço.deixe o like nesse comentario por favor pq eu estou fazendo isso na escola atividade de portugues tanks

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    Bem legal saber estas curiosidades , pizza com borda de coxinha , como eu comi , é uma delicia. Mas Certamente a pizza mais estranha que já provei foi uma pizza chamada Americana , com batata frita de recheio e quatro ovos , mas uma que na minha opinião é horrível é a pizza de Champignon , que comi na Pizza Hut.Vou confessar , gosto muito de pizza , varias sabores , como muçarela , de chocolate , calabresa , a moda e etc . Essas curiosidades são bem legais , para a aprimorar o cerebro , gostaria bastante , mesmo olhando as fotos , e não gostando de cara , experimentar deve ser otimo , este foi o meu comentario sobre esta materia , bem legal!

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    Eu achei bem legal pois tem varias pizzas com cara de esta bem boas como a da caixa de pizza feita de pizza hum! também gostei muito da x-salada ou pizza porque me apaixonei com as informações dela.Também gostei das fotografias me deu água na boca fiquei até com fome .A com camarão deve ser mais ou menos boa por que ela leva algumas coisas que eu nunca comi como muçarela de búfala.também gostei de todas e das enformações ,principalmente a taco-pizza por que parecia ser muito gostosa pela a foto mais já não sei na vida real, se é bom mais espero que sim

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    adorei a reportagem sobre varias pizzas difentes e a sua historia adoramos o conteudo ae me deu vontade de comer pizzas feita em casa a pizza de quindim achei uma delicia gostei de todas elas achei bacana demais

  • Cláudia Giselle Baldoni Dias Rocha

    4 anos atrás

    Achei muito legal por causa dos muitos tipos de pizz que deram agũa na boca

  • Júlia Guimarães de Toledo

    4 anos atrás

    Adorei quero muito ir a Nova York esperimentar caixinha de pizza feita de pizza

  • Maurits van t Hooft Prado Abreu

    4 anos atrás

    Essa reportagem é muito interessante .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido