Beth Gomes comemora o ouro paralímpico. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br/Fotos Públicas

Beth Gomes quebra recorde paralímpico no arremesso de disco

O Brasil está a uma medalha do centésimo ouro paralímpico. A 99ª medalha de ouro na competição foi conquistada pela paratleta Beth Gomes, do lançamento de disco, que disputou na categoria F53 (para atletas que têm lesão na coluna e competem sentados, com necessidade de apoio) – conheça todas as classes da modalidade clicando aqui

Beth foi a última a competir e superou as adversárias logo na primeira tentativa. Mas ela ainda foi além, quebrando o recorde mundial em cada uma das três tentativas seguintes. O disco lançado por ela chegou às distâncias de 16,35 metros, 17,33 m e, por último, 17,62 m. O recorde anterior, de 16,89 m, também era de Beth.

Claudiney Batista também é ouro

Claudiney Batista mostra sua medalha de ouro da Tóquio 2020. Foto: Alex Davidson/Getty Images for International Paralympic Committee

Outro brasileiro que quebrou um recorde paralímpico no dia 30 de agosto foi Claudiney Batista. Também disputando no arremesso de disco, o mineiro lançou o objeto a uma distância de 45,59 metros, garantindo o ouro na categoria F56 (para quem tem lesão na coluna e compete em cadeira de rodas).

Com a conquista, o paratleta, que já havia conquistado o ouro na Paralimpíada de 2016, tornou-se bicampeão paralímpico. Além de ter superado o recorde da competição, ele é campeão mundial, com a marca de 46,68 m.

Bruna Alexandre fica em segundo no tênis de mesa

Bruna Alexandre durante partida de tênis de mesa na Paralimpíada de Tóquio. Foto: Buda Mendes/Getty Images

A paratleta brasileira Bruna Alexandre fez história como a primeira do país a disputar uma decisão do tênis de mesa, mas acabou perdendo o ouro para a australiana Qian Yang. Ela disputou na categoria 10. Abaixo, saiba o que cada categoria do tênis de mesa significa:

Classe 1 a 5: para cadeirantes. Os graus de deficiência variam de acordo com o número da classe;

Classes 6 a 10: para pessoas que conseguem andar, mas têm outro tipo de deficiência motora, como a falta de um braço. Os graus de deficiência variam de acordo com o número da classe;

Classe 11: para quem consegue andar, mas tem alguma deficiência intelectual.

Vinícius Rodrigues conquista a prata no atletismo

Vinícius Rodrigues conquistou o segundo lugar na prova dos 100 metros, na categoria T63. Foto: Helano Stuckert/rededoesporte.gov.br/Fotos Públicas

Depois de ter quebrado o recorde paralímpico na etapa anterior, Vinícius Rodrigues, do atletismo, chegou à final da categoria T63 (para paratletas que competem com próteses por ter alguma deficiência nos membros inferiores — saiba quais são as outras classes da modalidade clicando aqui). Ele conquistou o segundo lugar na prova dos 100 m, sendo ultrapassado apenas pelo russo Anton Prokhorov, que terminou a competição um segundo antes do brasileiro. 

Arremesso de peso do Brasil ganha prata com Alessandro Rodrigo

Alessandro Rodrigo da Silva, prata no arremesso de peso. Foto: Carmen Mandato/Getty Images

O Brasil também teve medalha no arremesso de peso em 30 de agosto. O paratleta Alessandro Rodrigo disputou na categoria F11, para deficientes visuais, e conquistou o segundo lugar. O ouro foi para Mahdi Olad, do Irã, enquanto o bronze ficou com Oney Tapia, da Itália. O brasileiro arremessou a uma distância de 13,89 metros, já o campeão chegou à marca de 14,43 m.

Fontes: Agência Brasil, Estadão, Estadão, Gaúcha ZH, Globo Esporte, Istoé e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Adriana Temístocles Souza

    2 anos atrás

    Olá, equipe Joca, boa noite! Sou professora de uma turma do 3º ano do fundamental na escola Sunny Side Elementary School, em Santo André, SP. Minha turma leu esta excelente matéria à época em que as Paralimpíadas estavam ainda acontecendo e adoraram o conteúdo. Um deles teve então a ideia de escrevermos cartas para a redação, parabenizando o jornal pelo belo trabalho. Infelizmente, já fazem alguns meses e, mesmo após a troca de alguns emails com o pessoal responsável, eu não encontro as cartinhas de meus alunos publicadas aqui no site. Gostaria muito de mostrar para eles, a publicação das cartas, antes do final do ano. Se puderem dar um apoio, agradecemos! Um grande abraço, Adriana Temístocles.

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Olá, Adriana, obrigado por escrever para a gente! Os leitores do Joca adoram nos enviar cartas e nós adoramos responder e abrir espaço para a publicação das mensagens. No entanto, devido ao volume recebido, temos uma lista de espera para a publicação por ordem de chegada da carta. Fique de olho no site e nas edições impressas do jornal para acompanhar o momento em que sua carta será publicada. Participem sempre que quiserem :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido