A ginasta Rebeca Andrade foi a porta-bandeira do Brasil durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: Miriam Jeske/COB/Fotos Públicas

Depois de 19 dias de jogos e disputas, a Olimpíada de Tóquio chegou ao fim, em 8 de julho. A Cerimônia de Encerramento teve show de luzes, músicas e o início da contagem regressiva para a próxima olimpíada de verão. Os próximos jogos vão ocorrer em Paris, na França, 1.083 dias após a Cerimônia de Encerramento de Tóquio (ou seja, em 2024).

Como forma de controlar a pandemia do novo coronavírus, o encerramento não teve plateia e poucas pessoas participaram do evento. Da delegação brasileira, apenas Rebeca Andrade (da ginástica olímpica), Francisco Porath (técnico de Rebeca), Hebert Conceição (campeão olímpico de boxe), a coordenadora médica Ana Corte, o subchefe de missão Sebastian Pereira e Bira, o funcionário mais antigo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), marcaram presença.

Rebeca foi a escolhida pelo COB para ser a porta-bandeira do Brasil na cerimônia. A ginasta recebeu, em Tóquio, as primeiras medalhas olímpicas do país na sua modalidade: a prata no individual geral (categoria em que os atletas precisam realizar séries em quatro aparelhos: trave, solo, salto e barras) e o ouro no salto. Relembre as conquistas da Rebeca aqui e aqui.

Além disso, a pira olímpica, que havia sido acesa 17 dias antes, na cerimônia de abertura, foi apagada como símbolo do encerramento dos jogos. Em um dos últimos momentos da cerimônia, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, passou a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI) para o presidente do comitê, Thomas Bach, que a entregou para Anne Hidalgo, prefeita de Paris. O gesto significa que agora a responsabilidade da próxima olimpíada está com a cidade que irá sediar o evento em 2024.

O evento terminou com um convite para as pessoas assistirem à Paralimpíada de Tóquio, que começará oficialmente em 24 de agosto.

Vôlei feminino conquista a medalha de prata

A seleção feminina de vôlei comemorou o segundo lugar na modalidade. Foto: Toru Hanai/Getty Images

O Brasil perdeu a final do vôlei feminino para a seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 0 (25-21, 25-20 e 25-14) e termina, assim, com a medalha de prata. “Eu vou beijar e vou comemorar muito essa medalha. A sensação que fica não é de que perdemos o ouro, e sim de que conquistamos a prata! É clichê, mas só a gente sabe de todas as pedras no caminho para chegar até aqui”, comemorou a atleta Rosamaria Montibeller em uma publicação nas redes sociais.

A seleção brasileira não estava entre as favoritas da edição, mas contrariou as estatísticas e fez um ciclo olímpico vitorioso. A central Carol Gattaz entrou para a história dos jogos ao se tornar a mulher mais velha de qualquer modalidade a ganhar uma medalha olímpica, aos 40 anos.

Beatriz Ferreira fica em segundo lugar no boxe

Beatriz Ferreira celebra a medalha de prata. Foto: Buda Mendes/Getty Images

A brasileira Bia Ferreira, da categoria peso leve (até 60 kg) do boxe, levou a medalha de prata após perder a final para a irlandesa Kellie Harrington por 2 rounds a 1. Bia foi campeã mundial em 2019, enquanto a adversária havia conquistado o mesmo título no ano anterior.

A atleta do Brasil era uma das favoritas do país ao ouro. Mesmo sem ter se sagrado campeã olímpica, Bia fez história em Tóquio: ela foi a segunda mulher brasileira a subir no pódio do boxe em uma olimpíada. Além dela, a única (e primeira) a conseguir esse feito foi Adriana Araújo, que conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

EUA vencem no basquete feminino e conquistam o primeiro lugar do quadro de medalhas

A final do basquete feminino de Tóquio 2020 foi disputada por Estados Unidos e Japão. Na imagem, as atletas Rui Machida (Japão) e Sue Bird (EUA). Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

O time norte-americano de basquete feminino venceu o Japão por 90 a 75 na final da modalidade. Com o resultado, a equipe dos Estados Unidos conseguiu a sétima medalha de ouro consecutiva na modalidade. Isso quer dizer que as atletas não são superadas desde os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, realizadas em 1996.

A medalha de ouro conquistada na partida foi necessária para que os Estados Unidos conseguissem ultrapassar a China no quadro geral de medalhas, ficando com o primeiro lugar. Ao fim do evento, o país havia acumulado 39 medalhas de ouro, enquanto a China ficou com 38. O terceiro lugar foi dado ao Japão, com 27 medalhas de primeiro lugar. Já o Brasil, que ficou na 12ª posição, conquistou oito ouros.

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Globo Esporte, Lance, R7, UOL e Veja São Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • claudia barral

    2 anos atrás

    VAI BRASIL IUHUUUU

  • Manfredo Schwaner Gontijo

    2 anos atrás

    O Brasil merece bem mais que o dobro que conseguiu!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido