Rebeca Andrade conquistou o segundo lugar na ginástica, primeira medalha do Brasil na modalidade. Foto: Ricardo Bufolin/CBG/ Fotos Públicas

Rebeca Andrade ganha primeira medalha olímpica do Brasil na ginástica artística feminina

Aos 22 anos, a atleta Rebeca Andrade se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica na ginástica artística. Ela conquistou o segundo lugar no individual geral após receber a nota de 57,298 pontos, ficando atrás apenas de Sunisa Lee, dos Estados Unidos, que teve uma pontuação de 57,433. O terceiro lugar ficou com a russa Angelina Melnikova, que somou 57,199 pontos.

Apesar da conquista, o caminho da atleta até a prata não foi fácil. Em decorrência da rotina de treinos, ela teve que passar por três cirurgias no joelho direito entre 2015 e 2019. Ainda assim, decidiu não abandonar os treinos.

Outro desafio foi a prova de hoje. Além da dificuldade de competir com as maiores ginastas do mundo e da necessidade de executar as séries perfeitamente, Rebeca e a equipe técnica brasileira viveram um momento de tensão quando saiu a nota da trave, um dos aparelhos da competição. Inicialmente, os jurados tinham dado 13,566 para o desempenho da atleta, mas os técnicos do Brasil acharam que a pontuação estava mais baixa do que deveria e pediram revisão. Para alívio da ginasta e dos treinadores, os juízes aceitaram o pedido e a nota da brasileira subiu para 13,666.

Agora, Rebeca se prepara para o restante da sua jornada em Tóquio. A ginasta tem chance de conquistar mais duas medalhas no evento, já que vai disputar outras duas finais: salto, em 1º de agosto, e solo, no dia seguinte.

Mayra Aguiar, do judô, conquista terceiro bronze da carreira

A atleta Mayra Aguiar, que ficou em terceiro lugar no judô na categoria até 78 kg. Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br/Fotos Públicas

Após meses treinando apenas em casa por conta da pandemia do novo coronavírus, a judoca gaúcha Mayra Aguiar conseguiu seu terceiro bronze olímpico no dia 29 de julho – as últimas vezes em que ela havia conquistado a medalha foram em 2012, na Olimpíada de Londres, e 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Antes de subir ao pódio em Tóquio, Mayra teve que superar uma cirurgia no joelho, realizada em novembro de 2020, e treinar com a irmã, que não é judoca profissional, para não descumprir o isolamento social.

Na luta pelo terceiro lugar, a atleta enfrentou a sul-coreana Hyunji Yoon na categoria até 78 kg (quilogramas). Com o novo título, Mayra se tornou a única atleta brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais.

Duas duplas brasileiras do vôlei de praia estão nas oitavas de final

A dupla Álvaro Filho e Alison Cerutti, do vôlei de praia, avançou para as oitavas de final. Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV/Fotos Públicas

Duas das quatro duplas brasileiras de vôlei de praia já se classificaram para as oitavas de final da modalidade. Até agora, Agatha e Duda (que venceram o Canadá) e Alison e Álvaro (que derrotaram a Holanda) já garantiram seus lugares na próxima etapa. E as boas notícias não param por aí: as outras duplas brasileiras também têm chances de avançar na disputa. Enquanto Bruno e Evandro terão que enfrentar a Polônia no dia 30, Ana Patricia e Rebecca jogarão contra os Estados Unidos no dia seguinte.    

Brasil vence o Japão por 3 sets a 0 no vôlei feminino

Brasil vence a terceira partida na Olimpíada. Foto: divulgação/FIVB

A seleção brasileira de vôlei derrotou as japonesas por 3 sets a 0 em sua terceira partida na Olimpíada. No primeiro jogo, o time venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0 e, no segundo, a equipe superou a República Dominicana, por 3 sets a 2.

Durante o terceiro set da disputa contra o Japão, a levantadora Macris torceu o pé direito e teve que sair da quadra, sendo substituída pela reserva Roberta. Ainda não se sabe se a titular poderá competir nas próximas partidas.

O próximo desafio das brasileiras será contra a Sérvia, no dia 31.

Renato Rezende, do Brasil, passa para a semifinal do ciclismo BMX

Renato Rezende avançou para a semifinal. Foto: divulgação

Disputando as quartas de final do ciclismo BMX, o brasileiro Renato Rezende terminou em terceiro lugar na bateria e se classificou para a semifinal da modalidade, que será realizada no dia 30 de julho.

Ciclismo BMX é uma corrida de bicicletas em que os competidores têm que realizar manobras radicais, enfrentar obstáculos e dar uma volta na pista no menor tempo possível.

No tênis, dupla brasileira perde na semifinal, mas vai disputar o bronze

Luísa e Laura vão disputar a medalha de bronze contra a Rússia. Foto: divulgação

A dupla brasileira Luísa Stefani e Laura Pigossi, do tênis feminino, perdeu para as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic na semifinal da modalidade. As europeias venceram por 2 sets a 0 e avançaram para a final.

Agora, Luísa e Laura vão disputar a medalha de bronze contra as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina. O jogo será no próximo sábado, dia 31.

Brasil perde para a Espanha no handebol feminino e encara a primeira derrota na modalidade em Tóquio

Brasil sofre a primeira derrota na Olimpíada. Foto: divulgação

Com um placar de 27 a 22, a Espanha venceu a seleção brasileira de handebol, que disputou a terceira partida na Olimpíada. Até então, as brasileiras estavam invictas na competição – tinham empatado com a Rússia, atual campeã olímpica, e vencido a Hungria.

Apesar da derrota, o Brasil continua vivo na competição. A próxima partida da equipe será contra a Suécia, no dia 31 de julho.

Fontes: Agência Brasil, Globo Esporte, G1 e R7.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Isabelabenetti

    2 anos atrás

    Eu amo ver olimpíadas mas a que eu mais gosto de ginástica

  • ciritali

    2 anos atrás

    gente não sabia que o brasil tinha feito ciclismo

  • gih

    2 anos atrás

    o solo a rebeca foi demaiss!!! eu amei tb a luta da mayra!

  • aluno.oliviamikalauskas@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Rebeca deve ser muito emocionante ter ganhado ouro e prata, fico muito orgulhosa de você amo você e a todos que ganharam to torcendo para Brasil!!!!

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    vai Brasil!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido