Um desenho gigante de um gato foi descoberto, em outubro, no local em que ficam as Linhas de Nazca, no sul do Peru, atração turística e arqueológica do país. A imagem tem 37 metros de largura (quase a mesma de um campo de futsal) e aproximadamente 2 mil anos.

#pracegover: a foto mostra morro com desenho de gato, formado por linhas em tom claro. Foto: Ministério de Cultura do Peru/Divulgação

O gato, retratado deitado, tem uma longa cauda listrada, orelhas pontudas e olhos esbugalhados. Cientistas acreditam que a figura tenha sido feita no fim da era Paracas, quando representações de felinos eram comuns nos artigos de cerâmica e tecido do povo paracas (que viveu entre 500 a.C. e 200 d.C.). A imagem é entre 100 e 200 anos mais antiga do que os registros do povo nazca (200 d.C. a 700 d.C.), ao qual se atribui a maior parte dos desenhos vistos na região.

O gato está no Morro do Mirador Natural, que abriga um mirante de onde é possível ver as Linhas de Nazca. Apesar de o lugar ser muito visitado, a figura só foi encontrada agora por uma equipe de arqueólogos que reformava o mirante, segundo comunicado do Ministério da Cultura do Peru. Os trabalhadores desenterraram, limparam e restauraram o geoglifo na segunda semana de outubro.

“Mal dava para ver a figura, que estava a ponto de desaparecer porque fica em uma ladeira bastante inclinada, que sofre efeitos da erosão natural”, declarou o Ministério da Cultura peruano em comunicado.

O gato é a mais recente das imagens encontradas em Nazca. Em 2019, pesquisadores japoneses usaram imagens de satélite para localizar outros 142 novos geoglifos na região.

Reabertura
O Ministério de Cultura do Peru informou que as Linhas de Nazca voltarão a receber turistas a partir do dia 10 de novembro. A atração está fechada há sete meses, por causa da pandemia do novo coronavírus. Pequenos aviões oferecem serviço turístico de observação da área.

Glossário

Erosão natural: processo que ocorre na natureza quando a água ou o vento removem, ao longo do tempo, o solo, as rochas e outros materiais do solo, alterando sua aparência.

Geoglifo: grande desenho feito no chão de morros ou planícies. É mais bem visualizado do alto, por exemplo, a partir de mirantes, aviões, drones ou balões.

As Linhas de Nazca são imagens feitas há milhares de anos na areia do deserto de mesmo nome. Saiba mais na seção “Coleção”, página 7.

Fontes: BBC, CNN, Diario Hoy, governo do Peru, Semana, TecMundo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido