Friends football supporter fans cheering with confetti watching soccer match event at stadium - Young people group with red t-shirts having excited fun on sport world championship concept

A cada quatro anos, milhares de pessoas torcem e incentivam suas seleções durante a Copa do Mundo. As músicas cantadas nos estádios durante a competição são uma das marcas do evento, divertindo torcedores e dando força aos jogadores. Confira algumas das histórias por trás dos hinos de torcida do Brasil e do mundo.

Hinos brasileiros

Brasil Olê, Olê, Olê…!

Você já deve ter ouvido alguém cantando essa música, que se tornou o hino da torcida brasileira na Copa do Mundo da Rússia.

Criada em 2013, a canção, que homenageia os craques das cinco conquistas do Brasil, foi composta pelo paulista Luiz Carvalho, um dos integrantes do Movimento Verde e Amarelo, grupo que anima a torcida durante as partidas disputadas pelo Brasil.

Sucesso absoluto nesse mundial, a música foi cantada por torcedores brasileiros em uma estação de metrô em Moscou, na Rússia, no dia 27 de junho. O vídeo dos brasileiros fazendo um coro da música viralizou na internet.

Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor…

Muito entoada pelos brasileiros na Copa de 2014, a música foi composta originalmente para uma competição escolar. Tudo começou em 1949, quando o paulista Nelson Biasoli era professor de um colégio que disputaria uma partida de futebol contra estudantes de uma escola de descendentes alemães.

Para animar os torcedores da escola em que trabalhava, Nelson compôs a música, que acabou virando um dos hinos mais famosos da torcida brasileira.

A Taça do Mundo é Nossa

Em 1958, o Brasil ganhou a Copa pela primeira vez – e a música “A Taça do Mundo é Nossa” se tornou hino da conquista. Composta pelos publicitários Wagner Maugeri, Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô, a canção foi gravada por vários grupos, embora a versão mais famosa pertença à Orquestra e Coro da RGE.

Diz a lenda que a música foi composta na véspera da final, quando o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2.

ARVE Error: Invalid URL //jornaljoca.com.br/wp-content/uploads/2018/07/taça-do-mundo.mp4 in mp4

Hinos mundiais

Waka Waka (This Time for Africa)

A cada Copa, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) lança a música oficial do torneio. Em 2010, no mundial da África do Sul, o hit da vez foi “Waka Waka”, da cantora Shakira.

A canção e a coreografia, que reproduz passos de danças típicas sul-africanas, fizeram um sucesso estrondoso. Em 2010, o vídeo foi um dos mais vistos do YouTube e até hoje a música é muito lembrada por torcedores do mundo todo.

Atualmente, o vídeo de Waka Waka tem mais de um bilhão e novecentas mil visualizações.

ARVE Error: Invalid URL //jornaljoca.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Shakira-Waka-Waka-This-Time-for-Africa-The-Official-2010-FIFA-World-Cup™-Song.mp4 in mp4

Seven Nation Army

Você já deve ter ouvido a torcida cantando o “ôôô” dessa música antes de as partidas começarem. A canção, na verdade, se chama Seven Nation Army e pertence à dupla norte-americana The White Stripes.

Em 2003, o hit era um dos mais tocados nas rádios do mundo todo, embora só tenha tornado um hino esportivo graças a alguns torcedores do Club Grugge, um time da Bélgica.

Os belgas estavam em um bar em Milão, na Itália, assistindo à sua equipe jogar contra o Milan, quando a rádio do local começou a tocar Seven Nation Army. Os torcedores do lugar começaram a cantar junto, como forma de apoiar a equipe.

O hino, então, caiu nas graças de outros times, que passaram a adotá-lo. Hoje, Seven Nation Army é cantado não só em partidas de futebol, mas em diversas competições esportivas mundo afora.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido