Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Foto: ONU.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos no dia 10 de dezembro. O documento traz uma lista de direitos que se aplicam a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, religião, classe social, idioma, entre outros.

A versão final do documento ficou pronta em 1948, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), conflito que provocou a morte de milhares de pessoas. A Declaração dos Direitos Humanos, portanto, foi criada com o objetivo de evitar que episódios parecidos voltassem a acontecer. Acreditava-se que, se todos tivessem os seus direitos respeitados, a humanidade poderia viver em paz.

Ao longo dos últimos 70 anos, a Declaração serviu de inspiração para a criação de constituições (conjunto de leis que regem um país) de diversas nações. Na Constituição do Brasil, por exemplo, há diversos trechos que foram elaborados a partir do que está escrito no documento dos direitos humanos.

Muitas crianças brasileiras não têm acesso a direitos básicos. Foto: Divulgação.

Apesar disso, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, vários direitos presentes na Declaração não são respeitados. Pessoas que são muito pobres, por exemplo, às vezes não têm acesso à direitos básicos, como educação de qualidade.

Clique aqui para ver alguns itens da Declaração Universal dos Direitos Humanos publicados no Coleção da edição 109 do Joca.

Já o site 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos traz um desenho para cada artigo do documento.

 

Fontes: ONU, UNICEF, Folha de S. Paulo e NEXO.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido