Evento chileno foi planejado para aproximar as pessoas da linguagem jurídica e dos processos nos tribunais. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 29 de maio, foi realizado em Valparaíso, cidade do Chile, um julgamento bastante inusitado no tribunal de apelações do município. O vilão Darth Vader, da saga Star Wars, foi julgado e teve sua pena reduzida. A ideia do evento surgiu em comemoração ao Dia do Patrimônio, que é celebrado na nação em 27 de maio. 

A ideia do tribunal de apelações de Valparaíso era, a partir do famoso vilão, aproximar as pessoas do trabalho jurídico, explicando de maneira divertida como um julgamento realmente funciona. O julgamento de Darth Vader ocorreu como se fosse real, e o personagem até sofreu alterações em sua pena. 

O julgamento:

Darth Vader foi condenado a “permanecer congelado por 30 anos em carbonita, sendo proibido de se aproximar por 30 anos da vítima, Luke, mantendo-se a pelo menos três planetas de distância”, pelo ataque cometido contra o próprio filho, Luke Skywalker, em O Império Contra-Ataca. No universo de Star Wars, a carbonita é um material usado para congelar as pessoas. O vilão também foi proibido de exercer o “uso sombrio da força” permanentemente.

Antes disso, a condenação para Darth Vader era de congelamento perpétuo. Ou seja, a defesa do acusado conseguiu diminuir a pena do personagem. “É quase uma máquina, mas também é um homem. É um pai”, declarou Juan Carlos Manríquez, o advogado de Darth Vader. 

Além do evento no tribunal, aconteceram outras ações em instituições e organizações de todo o Chile para celebrar o Dia do Patrimônio.

Fontes: O Globo, Folha de S.Paulo e YouTube da Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • 2 dias atrás

    eu sou a pessoa que se chama fã n.1 de star wars

  • Felipe Sali

    1 dia atrás

    Então eu sou o n.2 porque também sou muito fã! haha. Obrigado pelo comentário, até a próxima!

  • Diego Guerra

    5 dias atrás

    Gostei de ler este artigo engraçado. Principalmente porque era para comemorar o dia do patrimônio nacional! E eu gosto dos vários filmes de Star Wars

  • Diego Guerra

    5 dias atrás

    Gostei de ler este artigo engraçado. Principalmente porque era para comemorar o dia do patrimônio nacional! E eu gosto dos vários filmes de Star Wars

  • Mariana Moreira

    5 meses atrás

    eu sou muito fã de STAR WARS!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido