Plataforma derrubou 17 canais russos no YouTube
De acordo com notícias veiculadas por portais de notícias russos no fim de outubro, a Rússia está multando a plataforma Google no valor de 20,6 decilhões de dólares, cerca de 118 decilhões de reais. Para se ter noção do quanto o valor é alto, ele seria escrito desta forma de maneira decimal: 14.421.491.892.250.000.000.000.000.000.000.000. O número é maior do que todo o dinheiro do mundo junto.
As multas teriam sido impostas pela Justiça russa após o YouTube barrar cerca de 17 canais do país. No dia 31 de outubro, de acordo com a Business Insider, a Rússia declarou que o valor considerado por muitos até inimaginável foi aplicado para que a empresa voltasse a atenção para a “censura” na mídia russa, uma vez que está se negando a cumprir as medidas impostas.
Todo o processo de bloqueio dos canais teve início ainda em 2020, quando a plataforma alegou que eles violavam a legislação do Google sobre regras comerciais. Desde então, os canais recorreram ao Tribunal de Arbitragem de Moscou e uma multa progressiva diária vem sendo aplicada desde 2021.
Em consequência da guerra da Ucrânia, o YouTube continuou bloqueando outros canais, o que gerou um aumento ainda maior na penalidade. Os valores ficaram tão altos que o Google chegou a declarar falência e encerrar as atividades no país, uma vez que seu capital (dinheiro acumulado por uma empresa) era menor do que a dívida. Apenas os serviços gratuitos da companhia continuam funcionando na nação.
Agora, a Rússia apelou também ao tribunal de outros países para que as multas sejam pagas; o Google, por sua vez, pela Justiça dos Estados Unidos e Reino Unido, recorreu contra donos de alguns dos canais russos bloqueados, tentando impedir o avanço do processo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.