por Joanna Cataldo

Museu Nacional do Rio de Janeiro está atualmente interditado pela Defesa Civil após ter sido destruído pelo incêndio. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O costume de colecionar objetos é antigo. O museu mais antigo já descoberto teria sido criado em 530 a.C., na região da Babilônia (atual Iraque), e era organizado por uma princesa que colecionava objetos de pessoas do passado.

Segundo a museóloga Ana Carolina de Faria, os museus são fundamentais para ampliar o conhecimento das pessoas. “Museus preservam, pesquisam e apresentam para a sociedade registros da história do universo, do Planeta Terra, dos seres vivos e do ser humano. Eles estimulam o desejo pelo conhecimento”, afirma.

Perguntamos aos leitores do Joca sobre qual museu eles mais gostam no estado onde moram.

Confira abaixo as respostas e anote as dicas para que você também visite esses locais.

Qual é o seu museu favorito?

“Gosto do Museu Egípcio e Rosacruz em Curitiba. Admiro a civilização egípcia, pois acredito que ela estava muito à frente de seu tempo em diversos aspectos. Lá vi muitas múmias e cadáveres bem conservados, além de estátuas, objetos e instrumentos usados pelos egípcios. O jardim também é muito bonito.”

Foto: Acervo pessoal

 Gabriel C., 14 anos, do Paraná

___________________________

“Eu gosto muito da Oficina Brennand que fica no Recife. Lá há muitas esculturas feitas pelo artista Francisco Brennand. Na minha última visita, vi algumas de jarros e animais. A minha favorita foi a de uma cobra.”

João Antônio C., 10 anos, de Pernambuco

___________________________

“Eu gosto de ir ao Palacete Provincial, em Manaus, pois lá há cinco museus (Pinacoteca do Estado do Amazonas, Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som, Museu Tiradentes e Museu de Arqueologia). Meu favorito é o de Numismática, que exibe moedas muito antigas, usadas na Grécia Antiga e no Império Romano.”

Foto: Acervo pessoal

Gabriel S., 8 anos, do Amazonas

___________________________

“O meu predileto é Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte. Achei a visita incrível. O local tem jardim de borboletas e esqueletos de dinossauro, elefante e baleia-azul. Ele também oferece atividades diversas. Em uma delas, eu fiz uma concha com gesso e pintei. Tenho guardada até hoje.”

Foto: Acervo pessoal

Mariana G., 9 anos, de Minas Gerais

___________________________

“Eu achei o Museu Histórico Professora Abrilina Ho•meister em Tramandaí, muito interessante. Vi computadores, calculadoras, ferros de passar, móveis, fotos e quadros antigos. O museu mostra a história de Tramandaí e a evolução desde os primeiros moradores.”

Foto: Acervo pessoal

Arthur M., 8 anos, do Rio Grande do Sul 

___________________________

“Gosto do Museu de Valores do Banco Central. Na minha última visita, vi como as moedas eram antigamente e como foram mudando. Além disso, vi enormes pepitas de ouro, notas de dólar do Mickey e moedas da Olimpíada do Rio de Janeiro. Lá também tem uma galeria de arte, com bonitos quadros de pintores brasileiros.” 

Foto: Acervo pessoal

Daniela S., 7 anos, de Brasília

___________________________

“Meu museu favorito em São Paulo é o Catavento Cultural. Ele possui seções sobre vários ramos da ciência, como astronomia e biologia. Gosto muito do fato de muitas atividades serem interativas. Isso ajuda os visitantes a entender melhor o assunto tratado na atração. Além disso, torna a visita muito mais divertida.”

Rafael C., 15 anos, de São Paulo

E você? Qual é o seu museu preferido? Responda nos comentários!

Matéria originalmente publicada na seção Em Pauta da edição 119 do Jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido