Os fragmentos pertencem ao fóssil de Luzia. Foto: Léo Rodrigues/Agência Brasil

O crânio e alguns fragmentos do fêmur de Luzia, o esqueleto humano mais antigo da América do Sul, foram encontrados por pesquisadores do Museu Nacional. A descoberta foi divulgada em 19 de setembro. O fóssil ficava armazenado em uma caixa de metal no museu que pegou fogo em 2 de setembro.

Aproximadamente 80% dos pedaços localizados foram identificados, como testa e nariz. Segundo os pesquisadores, o restante ainda está sendo estudado, mas há chance de 100% do crânio de Luzia já estar ali.

Além de Luzia, também foi recuperado o meteorito Angra dos Reis. Encontrado no século XIX em meio ao mar de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, ele é considerado um dos mais preciosos do país. O objeto de apenas, que pesa 65 gramas e mede menos de dez centímetros, foi doado ao Museu Nacional e era também armazenado em uma caixa de ferro. Assim como no caso do fóssil de Luzia, o lugar estratégico ajudou que o objeto resistisse ao fogo.

O meteorito “Angra dos Reis” pesa cerca de 65 gramas. Foto: Reprodução/Band

Os objetos foram encontrados durante a limpeza de entulhos do museu, que começou há cerca de um mês.

O incêndio destruiu centenas de salas e mais de 20 milhões de artefatos. A causa ainda está sendo investigada.

Museu Nacional Vive nas Escolas

Para ressaltar a importância da instituição a diferentes áreas de pesquisa, a “Associação Amigos do Museu Nacional” lançou a campanha “Museu Nacional Vive nas Escolas”, que vai até o dia 21 de novembro.

A intenção é arrecadar fundos que ajudem na reestruturação das atividades do museu, fazendo com que ele volte a ser fonte de conhecimento para crianças e jovens.

O valor mínimo para ajudar é 20 reais e 10 mil reais é o máximo. Quem doa ganha recompensas. Por exemplo, se a doação é de 500 reais, a pessoa ganha uma visita ao jardim histórico, localizado no Horto Botânico do Museu Nacional, no bairro carioca Quinta da Boa Vista.

A associação, sem fins lucrativos, foi criada em 1937 com finalidade de afirmar as ações do Museu Nacional pelo país.

 

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • BERNARDO COSTA RODRIGUES

    5 anos atrás

    Ainda bem! :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido