Ilustração de um novo coronavírus explodindo. Foto: MR.Cole_Photographer/ Getty Images

Em 2 de maio, o Brasil registrou, pelo quarto dia seguido, alta no número de mortes por covid-19 em cinco estados: Rio de Janeiro, Goiás, Pará, Minas Gerais e São Paulo. De modo geral, o país teve um aumento de 24% na quantidade de óbitos em relação às duas semanas anteriores. Apesar disso, a taxa de mortes ainda é considerada baixa.

Entre os cinco estados, o que teve o maior aumento foi o Rio de Janeiro, onde o número cresceu 278% no período. Essa taxa, porém, é resultado de mortes que ocorreram antes, mas que estavam em análise e só agora foram confirmadas como causadas por covid-19. Como os óbitos são contabilizados a partir do momento em que são inseridos no sistema, acabam contando como se fossem recentes – 85 mortes que ocorreram em 2020 foram confirmadas em 27 de abril de 2022.

Simulação de um coronavírus nas células do sangue. Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images

Já nos outros, o crescimento foi bem menos expressivo: 50% em Goiás, 25% no Pará, 18% em Minas Gerais e 15% em São Paulo. No último, por exemplo, foram registradas 89 mortes em 2 de maio, contra 65 em 19 de abril (duas semanas antes). Apesar da porcentagem ter aumentado, a quantidade de óbitos não cresceu tanto, já que, quando os índices são baixos, um pequeno aumento já eleva a taxa. A vacina está entre as principais razões para o número estar controlado.

A boa notícia é que, apesar do crescimento, o número é bem mais baixo do que o de fevereiro, quando cerca de 22 mil mortes foram registradas ao redor do país. Já em abril, aproximadamente 3,3 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, Ministério da Saúde, O Globo e Our World in Data.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • luan

    1 ano atrás

    oi to na escola

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido