Cientista compara dois tipos do novo coronavírus. Foto: Aitor Diago/Getty Images

A variante do novo coronavírus encontrada em Manaus (Amazonas), chamada de P.1, já foi encontrada em 12 estados brasileiros, até a publicação desta reportagem. Ao todo, foram confirmados cerca de 200 casos pelo país. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os estados que já registraram a variante são: Amazonas, Espírito Santo, Pará, Paraíba, São Paulo, Roraima, Ceará, Piauí, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Além disso, autoridades da Bahia e do Rio Grande do Sul confirmaram casos de pacientes infectados pela variante.

Por que alguns especialistas estão preocupados com a variante?

A confirmação de casos de covid-19 causados pela variante chamou a atenção de cientistas porque a P.1 está se mostrando mais contagiosa do que as que circulam desde o começo da pandemia. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em uma reunião com senadores, ela é três vezes mais contagiosa. 

Além disso, como a variante foi identificada apenas em janeiro, ainda não se sabe quais vacinas oferecem proteção contra ela. 

Araraquara (SP) decreta lockdown por 15 dias

A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, entrou em lockdown (confinamento, em inglês) em 15 de fevereiro para tentar conter a nova variante do novo coronavírus, encontrada primeiramente em Manaus. O local já registrou 12 casos de habitantes infectados pela P.1 – no estado, o total é de 25 casos.

A medida define que apenas serviços essenciais podem funcionar, como supermercados e farmácias, com limite de pessoas e até as 20 horas. Além disso, apenas quem trabalha em serviços essenciais (como hospitais e postos de gasolina) ou quem está indo para esses lugares pode circular pelas ruas. 

Fontes: Agora, CNN, Folha de S.Paulo e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    MEU DEUS QUANDO SERÁ QUE TUDO ISSO VAI PASSAR? AS COISAS SÓ PIORAM E OLHAR AGORA PARA LADO POSITIVO ESTÁ MAIS DIFICIL DO QUE IMAGINEI.

  • Emilly Yasmin rosa buzeid

    3 anos atrás

    Até todo mundo tomar a vacina tudo isso vai ser igual a antes ?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido