Em países como Canadá e Chile, o imunizante já tinha sido autorizado para adolescentes a partir dos 12 anos. Foto: Galina Sharapova/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em 11 de junho, que a vacina desenvolvida pelas empresas Pfizer e BioNTech seja indicada para adolescentes com 12 anos ou mais. Antes disso, no Brasil, ela estava liberada apenas para quem tinha pelo menos 16 anos.

Em outros países, como Canadá, Reino Unido e Chile, o imunizante já tinha sido autorizado para adolescentes a partir dos 12 anos. Com a nova autorização da Anvisa, no Brasil, a bula da vacina Pfizer/BioNTech passará a indicar que essa faixa etária também poderá tomá-la. Até a publicação desta matéria, o imunizante era o único contra a covid-19 permitido para aplicação em menores de 18 anos no país. 

De acordo com a nota publicada pela Anvisa, a decisão de ampliar a idade de aplicação foi tomada após uma avaliação de estudos que comprovaram a eficácia e segurança do imunizante para maiores de 12 anos. 

Em uma análise feita pela Pfizer, por exemplo, foram avaliados cerca de 2.300 adolescentes de 12 a 16 anos. Enquanto metade tomou a vacina, a outra parcela recebeu um placebo (saiba mais abaixo). Ao todo, foram registrados 16 casos de covid-19 no grupo – todos em adolescentes que não receberam a vacina. 

Placebo = substância que tem a mesma aparência da vacina, mas não faz efeito no organismo. Os participantes dos testes de imunizantes não costumam saber se tomaram a vacina ou o placebo. Isso impede que alguém tente manipular os resultados das pesquisas.

Quando os adolescentes do Brasil poderão se vacinar?

Até a publicação desta matéria, a campanha de imunização no país estava restrita a pessoas de 18 anos ou mais. Isso quer dizer que ainda não há previsão de quando os adolescentes vão tomar a vacina, mesmo que façam parte do grupo de risco.  

E quem tem menos de 12 anos?

As empresas responsáveis pela vacina já começaram os testes em crianças que possuem de 5 a 11 anos. Cerca de 4.600 crianças deverão ser analisadas. Ainda não há previsão de quando os resultados serão divulgados. 

Fontes: Anvisa, Exame e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • Gustavo Orti Tomazelli Alves

    2 anos atrás

    Não vejo a hora do dia de tomar a vacina chegar, estou ansioso, viva a ciência

  • FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES

    2 anos atrás

    Oi

  • Sophia

    2 anos atrás

    Olá, o meu nome é Sophia e estudo no Osorio Indaiatuba

  • ana

    2 anos atrás

    onde essa matéria foi feita ?

  • Mirna Anjos

    2 anos atrás

    Aaaah, que pena ainda não tenho idade para vacinar com a Pfizer, mas ano que vem, consigo!

  • Vi Fernandes

    2 anos atrás

    viva a ciência

  • chato de beniz

    2 anos atrás

    adorei saber diso

  • helenalemefreitas

    2 anos atrás

    Ufa! Que bom que a Anvisa aprovou uma vacina para crianças maiores de 12 anos! Já é um alívio, só tomara que crianças menores de 12 anos sejam liberadas para tomarem também! Obrigada, Joca, pela notícia!

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    quando será que vacinarão as crianças com menos de 12?

  • Joca

    2 anos atrás

    Ainda não sabemos exatamente quando crianças com menos de 12 anos vão ser vacinadas. Mas logo, logo chegará a vez delas :)

  • Jhessy bruna de Araújo silva

    2 anos atrás

    Eu espero que as vacinas chegue logo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido