No Dia Nacional do Turismo, crianças falam sobre alguns dos principais pontos turísticos do país.
Para celebrar o Dia Nacional do Turismo, comemorado em 8 de maio, embarque em uma viagem pelos sete patrimônios naturais da humanidade que ficam no Brasil e conheça crianças que já visitaram alguns deles.
Patrimônios
A lista de patrimônios naturais da humanidade reúne lugares pelo mundo que devem ser preservados por ter espécies de animais e plantas em risco de extinção. Ela foi criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura) como forma de ajudar na conservação da natureza.
Data
O Brasil celebra o Dia Nacional do Turismo desde 2012. A data tem como objetivo incentivar a população a conhecer as belezas naturais e culturais do país, além de se conscientizar sobre a importância de preservá-las.
Parque Nacional de Anavilhanas – Amazônia
Esta região da floresta amazônica é uma das mais ricas em biodiversidade do planeta. Ela abriga espécies ameaçadas de extinção, como boto e peixe-boi-da-amazônia, além de riquezas naturais como lagos, canais e igapós (tipo de vegetação característica da Amazônia que permanece alagada, mesmo quando não há chuvas). O local também tem um dos maiores complexos de rios do mundo.
Gisele R., 17 anos, visitou o local e disse que gostou bastante de conhecer a diversidade de espécies da fauna e flora e das culturas: “Quando fui para a Amazônia, tive bastante contato com a natureza e os povos nativos, porque a região abriga diferentes etnias. Lá, é possível conhecer tanto a tradição dos povos e a natureza como a modernização do lugar, elementos muito importantes para o Brasil”.
Ilhas Atlânticas Brasileiras – Pernambuco e Rio Grande do Norte
O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e a Reserva Biológica de Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, são as duas ilhas atlânticas brasileiras que, por abrigarem muitas tartarugas, golfinhos e várias espécies de aves marinhas, tornaram-se patrimônios naturais. Em Noronha, as leis de preservação do meio ambiente são bastante rígidas — uma delas, por exemplo, define que não podem nascer bebês no arquipélago, para que a população não aumente muito. Já o Atol das Rocas é a primeira reserva biológica marinha do Brasil.
Áreas protegidas do cerrado, na Chapada dos Veadeiros – Goiás
Os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas possuem paredões de pedras gigantes, muita vegetação — existem mais ou menos 400 espécies de plantas por hectare, que é a área de um campo de futebol — rios, cachoeiras de cerca de 120 metros (o equivalente a três vezes a altura do Cristo Redentor) e espécies raras de animais em risco de extinção, principalmente de aves e mamíferos como a onça-parda.
Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
O Pantanal é um dos maiores ecossistemas de água doce do mundo e faz fronteira com Bolívia e Paraguai. A área do local é formada pelo Parque Nacional do Pantanal e pelo Patrimônio Natural de Acurizal, Penha e Dorochê, que têm enorme diversidade de animais em extinção. Além disso, estas são as únicas áreas do Pantanal que sempre permanecem pelo menos um pouco inundadas e, por isso, garantem o fornecimento de água para os animais locais.
Parque Nacional do Iguaçu – Paraná
Localizado em Foz do Iguaçu, o parque abriga as famosas cataratas. Elas são formadas por 275 quedas-d’água de até 82 metros de altura — o equivalente a um prédio de 28 andares — e que se estendem por 2.700 metros, o mesmo comprimento de 386 elefantes-da-savana enfileirados.
Para Rafael R., 13 anos, essa é a parte do parque que mais chama a atenção: “Eu adorei o lugar, achei a cidade muito bonita e limpa. Do que mais gostei foram as cataratas do Iguaçu, pois é um lugar lindo e agradável”.
Além disso, compõem o parque várias espécies de plantas e animais que correm risco de extinção, como lontra-gigante e tamanduá-gigante. Renato R., 10 anos, conseguiu aproveitar o contato com os animais: “As quedas-d’água são maravilhosas, o arco-íris que forma é lindo. Os guaxinins são um pouco amedrontadores, mas interessantes”.
Mata Atlântica – São Paulo e Paraná
As reservas da mata atlântica que ficam no Sudeste são os locais com maior diversidade desse ecossistema, tanto em relação a plantas como animais. Apesar de muita gente pensar na imagem de uma floresta cheia de árvores quando se fala em mata atlântica, ela tem mais atrativos do que isso: morros, dunas e até ilhas. “É surpreendente como a poucos quilômetros de São Paulo podemos ter um bioma tão rico, diverso e bonito”, Diz Luiza F., de 16 anos.
Parque Nacional de Monte Pascoal – Bahia
Este foi o primeiro pedaço de terra visto pelos portugueses quando chegaram ao Brasil. A região é lar de tribos indígenas desde aquela época e, por isso, é considerada território indígena da etnia pataxó. O parque fica na mata atlântica, começa na beira da praia e vai até rios que ficam em volta do Monte Pascoal, que dá nome ao local.
Fontes: Cataratas do Iguaçu, G1, Instituto Chico Mendes, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Viagem e Turismo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Muito legal para estudar recomendo bastante
Muito bonita
Adorei❤️❤️❤️
Que bom saber que ainda existem lugares naturais e tão bonitos no mundo
bem loco
legal
isso e uma maravilha
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.