O Ano-Novo chinês começa hoje!

Diferentemente de nós, que iniciamos o ano no dia 1º de janeiro, os chineses comemoram a entrada do novo ciclo nesta terça-feira, dia 5 (saiba mais sobre o calendário chinês na edição 124 do Joca).

Durante as celebrações, que vão até 19 de fevereiro, cidadãos de todas as partes da China realizam uma série de práticas e atividades que visam trazer boas vibrações para o novo ano. Conheça algumas dessas tradições abaixo.

Pacotes vermelhos

Os envelopes vermelhos costumam ser dados para crianças. Foto: divulgação

O costume diz que os mais velhos devem dar pacotes vermelhos com dinheiro para os mais novos, como uma forma de transmitir sorte e boas vibrações. Ao receber o envelope, a pessoa deve segurá-lo com as duas mãos e agradecer. Mas nada de abrir o envelope! A tradição diz que isso só deve ser feito longe daquele que deu o presente. Algumas pessoas também têm o hábito de oferecer o pacote vermelho para funcionários ou idosos.

Comidas que dão sorte

No Ano-Novo, os chineses costumam servir comidas que, segundo a tradição, trazem sorte, felicidade e prosperidade. Veja algumas delas:

Fogos de artifício

Queima de fogos em Hong Kong, China. Foto: divulgação

Nas comemorações de Ano-Novo, fogos de artifício são disparados para comemorar a entrada do novo ano e espantar os maus espíritos. Diz a lenda que, com a ajuda dos explosivos, é possível afugentar uma criatura que passa nas aldeias para devorar os moradores. Embora seja apenas uma lenda, os chineses levam muito a sério a tradição de soltar fogos nessa data.

Festival das Lanternas

Festival das Lanternas em Xangai, China. Foto: divulgação

A celebração marca o fim das comemorações. No 15º dia do novo calendário, as pessoas saem às ruas para acender lanternas, comer e apreciar a companhia dos amigos e da família. Segundo a tradição, as lanternas servem para iluminar o futuro.

Dica: todos os anos, o Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, organiza um festival de lanternas. No evento, o público pode ver dezenas de lanternas sendo acesas ao mesmo tempo. A celebração também tem danças tradicionais, apresentações de luta e oficinas, entre outras atividades.

Decoração que traz sorte

A palavra “sorte”. Foto: divulgação

Os chineses costumam pendurar nas paredes e nos muros decorações com palavras que trazem boas vibrações, segundo a tradição. A mais famosa é a palavra “fu”, que significa felicidade e sorte. Repare que a peça vem com um fundo vermelho, cor que, como já mencionado, representa sorte.

Fontes: China Highlights, Chinese New Year, Independent e Chinese New Years.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Professor Colégio InterArte

    5 anos atrás

    chatoooo

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    isso e muito interesante ?

  • JOÃO GUTEMBERG CHAGAS

    5 anos atrás

    concordo

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    I dint relize there was that much of a distance between our new year and the chinese new year

  • North Cache Middle School

    5 anos atrás

    Chinez e bom

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido