Tchau, 2018! Confira cinco festas de ano-novo famosas pelo mundo. Arte: Ana Beatriz Pádua

Você sabia que cada país tem tradições e costumes próprios para comemorar a chegada do ano-novo? Enquanto alguns celebram com longas queimas de fogos, outros investem em chuvas de confetes ou festas em pontos turísticos famosos.

Veja abaixo cinco dos mais famosos réveillons do mundo!

Rio de Janeiro, Brasil

A festa do Rio é uma das mais famosas do mundo. Foto: Governo Federal.

O Rio tem uma das maiores festas de ano-novo do mundo. Todos os anos, na Praia de Copacabana, milhões de pessoas acompanham a queima de fogos, que costuma durar cerca de 15 minutos. Os foliões também aproveitam para se reunir com os amigos e ver as apresentações de artistas e grupos famosos. Além disso, a tradição diz que quem usar roupas brancas terá paz no próximo ano e quem vestir trajes amarelos atrairá dinheiro.  

Sydney, Austrália

O espetáculo em Sydney Harbour costuma atrair cerca de um milhão de pessoas. Foto: Divulgação.

Os réveillons de Sydney e do Rio de Janeiro competem pelo posto de maior festa de ano-novo do mundo. No caso da comemoração australiana, a queima de fogos principal acontece no Sydney Harbour e costuma contar com um público de um milhão de pessoas. A queima de fogos é dividida em duas partes: uma às 21h e a outra à meia-noite. Para ver a explosão de fogos no céu, os organizadores recomendam que os espectadores escolham um dos “vantages points” (em português, pontos vantajosos), locais onde é possível acompanhar de perto o espetáculo.

Nova York, Estados Unidos

A famosa New Year’s Eve ball. Foto: Divulgação.

A festa mais famosa dos Estados Unidos acontece em Nova York. Lá, as pessoas se reúnem na Times Square, um dos maiores símbolos da cidade, para ver uma bola de 5,3 toneladas descer de um dos edifícios. Às 23h59, a esfera começa a descer, enquanto as pessoas fazem contagem regressiva para a entrada do novo ano. Depois da meia-noite, o local fica repleto de confetes, lançados para comemorar a chegada do novo ciclo. Por questões de segurança, não há queima de fogos na Times Square.

Hong Kong, China

A queima de fogos em Victoria Harbour é um grande espetáculo para os turistas. Foto: Divulgação.

A festa de ano-novo mais tradicional de Hong Kong acontece em Victoria Harbour. A uma hora do início da contagem regressiva, fogos são disparados a cada quinze minutos, para que as pessoas comecem a entrar no clima. Quando o ano-novo chega, a queima de fogos definitiva começa, podendo durar até dez minutos. A celebração só não é maior do que as festas do Ano Novo Chinês (o calendário chinês segue datas diferentes do que os calendários que usamos no Brasil) e do Dia Nacional da China. Nessas celebrações, a queima de fogos pode chegar a 20 minutos de duração.

Londres, Inglaterra

Em Londres, a maior festa acontece nas proximidades da roda-gigante London Eye. Foto: Divulgação.

A festa dos ingleses acontece no rio Tâmisa e na London Eye, a roda-gigante que é um dos principais cartões-postais da cidade. A queima de fogos dura aproximadamente 15 minutos e, neste ano, terá cerca de 12 mil fogos. Embora a Elizabeth Tower esteja fechada para restauração, seu relógio funcionará na ocasião, dando as badaladas para a chegada do novo ano.

Não confunda!
Elizabeth Tower: nome da torre que abriga um enorme relógio que é cartão-postal da Inglaterra.
Big Ben: nome do sino que fica dentro da Elizabeth Tower.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • maria do socorro vieira carneiro

    5 anos atrás

    Joca na minha virada de ano foi legal sabe onde eu passei a minha vira de ano ? No sitio do meu tio. Foi muito legal!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido