Foto: Leonardo Di Maggio/Royal Museums Greenwich/ Divulgação

O Observatório Real de Greenwich, em Londres, no Reino Unido, divulgou os vencedores da 13ª edição do seu oncurso de astrofotografia (fotografias dos astros, como o Sol). A organização, que é composta por quatro museus que têm acervos sobre temas como vida marítima e espaço, recebeu mais de 4,5 mil inscrições e teve que escolher as melhores fotos de 12 categorias, como melhor foto astronômica do ano, jovem fotógrafo de astronomia do ano, melhor foto da aurora boreal, melhor foto com pessoas e o espaço e Prêmio Annie Maunder para inovação em imagem.

Confira abaixo quais foram as imagens campeãs.

Jovem fotógrafo de astronomia do ano

Foto: Zhipu Wang/Royal Museums Greenwich/divulgação

O adolescente chinês Zhipu Wang, de 15 anos, fotografou o Sol, a Lua e todos os planetas do Sistema Solar de 14 de agosto de 2020 a 21 de janeiro do ano seguinte e foi escolhido como campeão da categoria. Apesar de a imagem ter demorado cinco meses para ficar pronta, o fotógrafo só estudou astrofotografia por um ano. 

Melhor foto da aurora boreal

Foto: Dmitrii Rybalka/Royal Museums Greenwich/divulgação

A aurora boreal é um fenômeno que deixa o céu com luzes coloridas e brilhantes. Para os jurados da 13ª edição do concurso, a melhor foto deste evento foi tirada por Dmitrii Rybalka, da Rússia. Pouco antes de apertar o “clique”, ele tinha visto uma luz branca no céu, que parecia se mexer como uma cobra. Minutos depois, o céu já estava todo cheio de luzes verdes, como se vê na imagem. 

Melhor foto com pessoas e o espaço

Foto: Deepal Ratnayaka/Royal Museums Greenwich/divulgação

Durante o lockdown no Reino Unido, o britânico Deepal Ratnayaka clicou a filha de 6 anos ao lado de um brinquedo enquanto ela observava as estrelas pela janela de casa. A foto foi escolhida como a melhor que continha pessoas e o espaço por representar a realidade dos seres humanos durante a pandemia da covid-19: confinados em casa, mas olhando para fora com esperança.

Prêmio Annie Maunder para inovação em imagem

Foto: Leonardo Di Maggio/Royal Museums Greenwich/divulgação

Uma composição feita com várias imagens dos anéis e da lua de Saturno foi escolhida para a categoria, que premia a inovação. A foto foi a vencedora porque, além do caráter artístico, é essencial para estudos científicos sobre o planeta. A ideia é que, apesar de parecer uma imagem estável, cada foto nunca completa a outra exatamente.

Melhor foto astronômica do ano

Foto: Shuchang Dong/Royal Museums Greenwich/divulgação

O fotógrafo Shuchang Dong foi o grande vencedor do concurso. Ele conseguiu capturar a imagem de um eclipse solar anular em um dia em que havia muitas nuvens, o que fez com que tivesse apenas cerca de um minuto para conseguir a imagem. Esse tipo de eclipse solar acontece quando a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra, só permitindo que se observe o contorno do Sol. 

Fontes: Royal Museums Greenwich, Science Focus e Superinteressante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Lorenzo

    2 anos atrás

    Achei muito interessante a noticia,mostrando imagens muito bonitas.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido